[weglot_switcher]

Trump quer comprar Gronelândia. “Deve ser piada do Dia das Mentiras fora de época”, afirma ex-primeiro-ministro da Dinamarca

A ideia de comprar o território foi ridicularizada por alguns conselheiros, mas levada mais a sério por outros na Casa Branca. De acordo com o “Wall Street Journal”, a ideia de aquisição da região nórdica já tem mais de um ano.
16 Agosto 2019, 11h41

Os rumores de que Donald Trump, “manifestou interesse” em comprar a Gronelândia tomaram novas proporções depois de o “Wall Street Journal” noticiar que o presidente norte-americano terá pedido aos seus assessores que explorassem essa possibilidade e até terá procurado a opinião do conselho da Casa Branca.

Contudo, se houve alguns a apoiarem a ideia, outros desvalorizaram-na, considerando ser apenas um “fascínio fugaz” que nunca se realizará.

A intenção do governante foi-se espalhando na rede social Twitter na quinta-feira à noite e imediatamente houve várias pessoas conhecedoras do território a tentar encontrar uma avaliação imobiliária para as 811 mil milhas quadradas (1305.178 quilómetros quadrados) em Zilow, enquanto outros tentaram calcular o valor em arenques de conserva.

Apesar de a ideia parecer absurda, não é a primeira vez que está em cima da mesa. O mesmo jornal dos Estados Unidos relata que Donald Trump levantou a questão da compra num jantar, no ano passado, em que ele disse ter ouvido que a Dinamarca estava a procurar apoio financeiro para o território autónomo. O presidente norte-americano terá então perguntado aos convidados: “O que acham disto?”

Em resposta aos rumores, o ex-primeiro-ministro dinamarquês Lars Lokke Rasmussen reagiu com humor através de um ‘tweet’: “Só pode ser uma piada do dia das mentiras…mas fora de época!”, afirmou.

Caso Donald Trump avance com a compra seria mais uma aquisição territorial dos EUA. Em 1946, o presidente dos Estados Unidos Harry Truman quis comprar a Gronelândia à Dinamarca por 100 milhões de dólares, mas a proposta foi rejeitada. Houve um precedente mais bem-sucedido quando os EUA adquiriram as Índias Ocidentais dinamarquesas, renomeando-as de Ilhas Virgens Americanas.

Trump que tem uma visita agendada para o próximo mês uma visita oficial ao reino nórdico, contudo uma paragem na Gonelândia não está prevista na agenda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.