[weglot_switcher]

Trump volta a ameaçar Coreia do Norte: “Apenas uma coisa funcionará”

Presidente diz que diplomacia falhou e que “só uma coisa funcionará” com Pyongyang.
7 Outubro 2017, 22h17

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou este sábado a fazer insinuações de que pode dar uma resposta militar à crise com a Coreia do Norte.

Em duas mensagens publicadas no Twitter, o republicano diz que “os presidentes e os seus governos têm falado com a Coreia do Norte ao longo de 25 anos. Acordos foram feitos e as grandes quantias de dinheiro que foram gastas não funcionaram”.

Trump continua, sublinhando que “os acordos foram violados antes que a tinta secasse, fazendo os negociadores dos EUA passar por tolos”. E remata: Desculpem, apenas uma coisa funcionará”.

Trump não especifica o que será essa “coisa”, mas a mensagem segue a linha de outras declarações do presidente, que incluíram mesmo ameaças e a afirmação de que os EUA estariam preparados para destruir a Coreia do Norte caso o regime comunista continue a ameaçar os seus vizinhos e insistia em continuar com o seu programa nuclear.

Na quinta-feira, durante um evento com militares e seus familiares, Trump também insinuou que o momento de descontração poderia significar “a calma antes da tempestade”.

Na semana passada, o presidente norte-americano também desautorizou publicamente o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, que anunciou que diplomatas americanos tinham aberto um canal de negociações com Pyongyang. Pelo Twitter, Trump disse que Tillerson “não deveria perder tempo a negociar com o pequeno ‘Rocket-man’”, referindo-se ao ditador Kim Jong-un.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.