[weglot_switcher]

Turismo ajudou Algarve liderar o crescimento económico em 2015

Regiões Norte e Centro também tiveram um aumento no PIB superior à média nacional de 1,6%
16 Dezembro 2016, 17h44

A região do Algarve registou o maior crescimento económico em Portugal no ano passado. Segundo dados revelados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Produto Interno Bruto (PIB) algarvio expandiu 2,7% em 2015, alavancado essencialmente pelo setor do turismo.

Nos resultados preliminares das Contas Regionais de 2015, também o Norte e Centro (ambos com 1,9%), registaram acréscimos reais do PIB superiores à média nacional de 1,6%.

O INE salientou que o forte crescimento nestas regiões do país foi suportado “decisivamente” no aumento do VAB (Valor Acrescentado Bruto) dos ramos do comércio, transportes, alojamento e restauração – sobretudo no caso do Algarve.

“O crescimento nas regiões Norte e Centro foi igualmente influenciado pelo crescimento do VAB da indústria e energia, ramo com especial relevância nestas regiões”, indica.

Em termos reais, todas as regiões registaram um aumento do PIB, “com exceção da Região Autónoma da Madeira, que apresentou um ligeiro decréscimo deste agregado” – cerca de 0,2%.

Embora abaixo da média nacional, a região do Alentejo teve um crescimento económico de 1,4%, enquanto a Área Metropolitana de Lisboa atingiu os 1,2%.

Após a expansão 1,6% no ano passado, a economia deverá crescer 1,2% em 2016, segundo o Governo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.