[weglot_switcher]

Turismo de Portugal cria o “ALA+T” para capacitar a administração local

Dividido em três módulos, com um total de 65 horas de formação, o curso tem a duração de 16 semanas, iniciando-se em setembro.
  • Cristina Bernardo
19 Maio 2018, 13h33

Potenciar o turismo local e regional enquanto fator de desenvolvimento económico, de preservação ambiental, de valorização cultural e de bem-estar social é o objetivo do curso “Qualificação da Administração Local Autárquica para o Turismo” (ALA+T), criado para capacitar a Administração Local.

A formação, esclarece o Turismo de Portugal, em comunicado, incide sobre capacitação dos destinos, estruturação de produtos turísticos, captação de investimento turístico, dinamização de redes locais, marketing territorial e digital, inovação em turismo, mercados, produção de conteúdos e instrumentos de apoio ao turismo. Aos participantes serão apresentadas ferramentas que os ajudam a atrair investidores e a captar e mobilizar o tecido empresarial para o desenvolvimento do turismo. O apoio à criação e requalificação do produto turístico e à cooperação entre as estruturas administrativas do turismo são outras das áreas a abordar.

Para os envolvidos é unânime a mais-valia trazida por esta formação específica. O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo sublinha que “os organismos públicos, desde o nível local ao regional, com responsabilidades no desenvolvimento e na gestão do turismo, têm um importante papel a desempenhar nesta ambição de promover uma procura mais homogénea por todo o território, durante todo o ano”, enquanto a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, salienta tratar-se de uma “oportunidade para criar condições de atratividade e de estruturação de oferta em municípios que não são tradicionalmente destinos turísticos e em que o turismo pode assumir um papel importante na estratégia de desenvolvimento”.

Também o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, não deixa de evidenciar que “o turismo pode ser um fator diferenciador para o desenvolvimento dos municípios e para a fixação de população, nomeadamente no interior”, pelo que este programa se reveste da “maior importância como instrumento de capacitação do setor”.

A quem se dirige e como via funcionar?

Dividido em três módulos, com um total de 65 horas de formação, o curso tem a duração de 16 semanas, iniciando-se em setembro, e dirige-se a técnicos superiores das Câmaras Municipais, Comunidades Intermunicipais, Áreas Metropolitanas e Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

As aulas (Master Classes) e workshops de aplicação são ministrados nas Escolas do Turismo de Portugal de cada uma das NUTs II (Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve) e também nas regiões autónomas.

Tendo em conta que são as entidades públicas locais e regionais que, em primeira mão, interferem na valorização e apoio ao desenvolvimento do turismo, importa dotá-las com as competências estratégicas, de negócio e de marketing que, por um lado, vão ao encontro dos mercados e dos novos perfis de consumidores e, por outro, promovem a oferta de produtos turísticos compósitos e de maior valor acrescentado, assim como de maior riqueza, emprego e bem-estar para a região. Este programa permitirá criar uma rede de técnicos especializados em turismo para promover o desenvolvimento turístico das zonas com menos tradição em termos de atividade turística, alargando cada vez mais o turismo a todo o território, um dos objetivos da Estratégia Turismo 2027.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.