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Turismo de Portugal presente na Fitur de Madrid com mais de 160 empresas

O Turismo de portugal marca presença nesta feira, uma das maiores do setor a nível mundial, através de sete agências de promoção regionais e mais de 90 empresas nacionais.
24 Janeiro 2020, 18h41

O turismo nacional, classificado como o ‘Melhor Destino do Mundo”, está presente na 40ª edição da FITUR, uma das maiores ferias mundiais do setor, que está a decorrer em Madrid até ao próximo domingo. Da formação à inovação, a presença portuguesa neste certame é das maiores de sempre, através da presença das sete agências regionais de promoção turística e mais de 160 empresas.

“O ‘stand’ português ocupa 915 metros quadrados, no Pavilhão 4, onde est[ar]ão representadas 90 empresas nacionais”, destaca um comunicado do Turismo de Portugal, acrescentando que a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, marcam também presença na FITUR, “para partilhar o exemplo de sucesso do turismo português”.

De acordo com esse comunicado, “a presença portuguesa nesta feira internacional de turismo fica marcada pelo reconhecimento, por parte da Organização Mundial do Turismo (OMT), do Observatório de Turismo dos Açores e do Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Algarve, que passam a integrar a sua Rede Internacional de Observatórios (INSTO)”.

“A criação de observatórios de sustentabilidade, nas diversas regiões do país, que permitam um conhecimento aprofundado dos impactos da atividade no território e uma maior eficiência no planeamento e gestão dos destinos, é um dos objetivos estratégicos do Turismo de Portugal, pretendendo contribuir para afirmar Portugal como líder internacional em matéria de sustentabilidade, uma das metas da Estratégia Turismo 2027. Com a adesão e reconhecimento destes observatórios na rede de Observatórios da OMT, Portugal será o único país europeu com três observatórios na rede, que já integra projetos de Espanha, Croácia, Grécia e Itália. E o terceiro país do mundo com mais observatórios, depois da China (9) e Indonésia (5)”, assinalam os responsáveis do Turismo de Portugal.

O mesmo documento adianta que durante a FITUR, nas ‘High-Level Sessions’ organizadas pela WTTC – World Travel &Tourism Council e na sessão ‘FITUR Talent 2020’, responsabilidade da OMT, “o Turismo de Portugal vai partilhar as internacionalmente reconhecidas boas práticas no âmbito da formação e RH [Recursos Humanos] em turismo e receberá também o prémio de ‘Melhor Destino Turístico Acessível’ do mundo, atribuído em 2019. No âmbito da inovação, o concurso da OMT dedicado às ‘startups’ do turismo, foi ganho por duas empresas portuguesas, HiJiffy e Live Electric Tours, nas categorias ‘Innovative Tourism Solutions’ e ‘Sustainability’, respetivamente.

Os responsáveis do Turismo de Portugal enfatizam que “Espanha é um mercado estratégico para Portugal, contabilizando 2,1 milhões de hóspedes até novembro de 2019 – um crescimento de 9,3% relativamente ao período homólogo de 2018”.

“Este país é também o 1.º mercado no conjunto da procura externa para o Norte, Centro e Alentejo, e 3.º em Lisboa e nos Açores. No Algarve e na Madeira ocupa a 6.ª e 8.ª posição, respetivamente”, salienta o comunicado em questão

Para os responsáveis do Turismo de Portugal, “em 2020, a estratégia e as prioridades de atuação no mercado estão focadas em responder aos desafios identificados na ‘Estratégia Turismo 2027’, nomeadamente, no que concerne à coesão territorial, à atenuação da sazonalidade e ao crescimento em valor, dando destaque a uma oferta diferenciada e autêntica, capaz de captar turistas com maior poder de compra”.

“Neste âmbito, estão já em curso diferentes projetos de cooperação transfronteiriça, com o propósito de reforçar as identidades locais, o património cultural e produtos turísticos comuns, de que são exemplo: ‘Discover Duero Douro’;  Fortificações Fronteiriças: Promoção do Turismo Cultural Transfronteiriço;  EUROACE Alentejo-Centro-Extremadura;  Eurorregión Destino Turístico Inteligente (EDIT), a criação de uma plataforma digital de promoção do turismo rural em Espanha e Portugal – SEGITTUR;  e a iniciativa europeia ‘Wine and Senses”, esclarece o turismo de Portugal.

De acordo com o organismo liderado por Luís Araújo, “a atividade promocional em 2020 estará ancorada na preservação e valorização económica do património cultural e natural de Portugal e que, ao ter subjacente nas suas iniciativas e ações os valores e princípios da sustentabilidade, contribuirá para o reconhecimento e afirmação de Portugal como destino mundial de referência”.

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