Turismo representa 16,7% do emprego da Madeira

A hotelaria e similares, dentro da atividade do turismo, representa 37% do emprego. Em termos de remuneração tem um peso de 18% na economia regional mas o setor fica 3,3% abaixo da média regional, diz a Direcção Regional de Estatística (DREM).

Ler mais

O turismo já tem um peso de 16,7% no emprego da Madeira, de acordo com a conta satélite do turismo de 2015, da Direcção Regional de Estatística (DREM).

O setor do turismo é responsável por 19.981 empregos na Madeira, e entre 2001 e 2015, passou de 14,3% para os 16,7%, em termos do peso que possui no emprego regional, refere a DREM. Mas se tivermos em conta somente a componente turística das actividades do turismo, a influência da actividade desce para 11% dos postos de trabalho totais na Região.

A conta satélite do turismo diz ainda que a hotelaria e similares concentrava, dentro do setor, 37% do emprego, seguido pelos restaurantes e similares (30,6%), e pelo transporte de passageiros (10,3%).

Em termos de remuneração a actividade representava 18% da economia regional, sendo que a hotelaria, dentro do setor, representava 38,9%, os restaurantes e similares (23,5%), os serviços auxiliares aos transportes (14,4%) e o transporte de passageiros (10,0%).

Apesar da importância do setor verifica-se, através do índice de remuneração por trabalhadores, que o turismo tem uma remuneração que é 3,3% inferior à média regional, explica a DREM.

No entanto, as agências de viagens, operadores turísticos, guias turísticos e serviços auxiliares de transportes eram as actividades mais bem pagas do sector.

Recomendadas

Projeto Macaronight chega à Madeira para aproximar ciência da população

Entre os destaques do evento está uma corrida de robots para famílias. O projeto envolve a Madeira, Açores, Gran Canaria e Tenerife e tem financiamento europeu.

Funchal recebe reunião do grupo geopolítico dos 12+

O plano e orçamento, a crise migratório, e a situação da Venezuela, serão alguns dos temas discutidos na reunião da União Interparlamentar (UIP).

Governo da Madeira anuncia apoio para passes de estudantes

O presidente do Governo da Madeira anunciou hoje que vai ser incluída no Orçamento Regional de 2019 uma verba para apoiar os passes de estudantes nos transportes públicos urbanos e interurbanos, que abrangerá “todas as famílias” da região.
Comentários