[weglot_switcher]

Quatro horas de espera: Turistas desesperam para entrar em Lisboa (e noutras capitais europeias)

O reforço da segurança nos aeroportos está a dificultar a vida aos turistas vindos do Reino Unido. Os tempos de espera em aeroportos, como o de Lisboa, chega a ser de quatro horas.
1 Agosto 2017, 17h55

Os turistas que chegam a aeroportos europeus têm de esperar mais que o normal para passar pelo controlo de fronteira. Nalguns casos, a espera em Portugal, Espanha, França, Itália ou Bélgica pode chegar a quatro horas, segundo alertou a associação Airlines For Europe (A4E), ao jornal Independent.

O reforço da segurança estava já a causar tempos de espera acrescidos, mas a associação acredita que a falta de agentes de controlo de fronteira está a exacerbar o problema. “Os viajantes enfrentam longas filas e não conseguem entrar nos seus voos. Esperar em filas de quatro horas atingiu recordes nos últimos dias”, disse o diretor executivo da A4E, Thomas Reynaert.

“Aeroportos como Madrid, Palma de Mallorca, Lisboa, Lyon, Paris-Orly, Milão ou Bruxelas estão a transmitir uma imagem vergonhosa de passageiros devastados em frente a gabinetes de imigração, em linhas que se estendem por centenas de metros”, continuou Reynaert, em declarações ao Independent. “Nalguns aeroportos, os atrasos nos voos aumentou 300% em comparação com o ano passado”.

A associação A4E alerta que a situação pode continuar a pior nas próximas semanas, com a implementação de nova regulamentação, cujo período transitório termina a 7 de outubro. Assim, Reynaert pediu aos país mais afetados que aloquem recursos apropriados para lidar com a situação. “Os Estados-membros têm de tomar todas as medidas necessárias agora para prevenir tais perturbações”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.