[weglot_switcher]

Turquia alinha problema dos refugiados afegãos com entrada na União Europeia

O governo turco avisou a União Europeia, por via de Charles Michel, que não pode ser o agente dissuasor da entrada de uma possível vaga de refugiados afegãos na Europa. A não ser que…
  • Recep Tayyip Erdoğan, presidente Turquia
23 Agosto 2021, 17h10

O governo turco avisou a União Europeia que não compete ao seu país manter o espaço comum dos 27 ‘limpo’ de uma qualquer onda de refugiados afegãos que, por via do Irão, possa estar prestes de desaguar na União Europeia. E, tal como anteciparam alguns analistas, Ancara faz um alinhamento entre uma possível ajuda à contenção dessa vaga e uma eventual reabertura da sua candidatura à entrada na União.

Segundo os jornais turcos, o presidente, Recep Tayyip Erdogan, disse publicamente que a Turquia tem cumprido com as suas responsabilidades e espera que os Estados-membros da União façam o mesmo relativamente à crise em curso no Afeganistão. E apelou ao bloco para materializar todos os termos do acordo de 2016 e reiniciar as negociações de adesão da Turquia – vontade que, dizem os jornais, acaba de ser transmitida por telefone ao presidente do Conselho Europeu, o belga Charles Michel.

Erdogan disse a Charles Michel que a Turquia, que já hospeda mais de cinco milhões de refugiados, não pode lidar com outra onda de imigrantes. E disse ainda que a Turquia recebeu pedidos para aceitar dentro das suas fronteiras funcionários afegãos que no passado trabalharam para a missão da União Europeia no Afeganistão, uma vez que Estados-membros abriram as suas portas apenas a uma pequena fração dos afegão que se encontram nessa condição. O presidente turco observou que a União não pode esperar que a Turquia assuma responsabilidades internacionais de outros países.

Erdogan disse a Michel que a Turquia espera que o bloco reinicie o processo de adesão do país, atualize o acordo da União Aduaneira e concretize todos os termos do acordo sobre os imigrantes de 18 de março de 2016.

O presidente turco disse ainda que a Turquia está a priorizar a evacuação de seus cidadãos do Afeganistão, mas que está também a responder a solicitações de países terceiros europeus que querem retirar dali os seus próprios cidadãos, já que os soldados turcos têm feito um grande esforço para manter o aeroporto de Cabul operacional.

No Twitter, Charles Michel disse que debateu com o presidente turco os desenvolvimentos em curso no Afeganistão, que chamou um “desafio comum para a Turquia e a EU”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.