Turquia prepara “novo modelo económico” para conter desvalorização da lira

A mudança de direção no modelo económico, que deverá ser anunciada esta sexta-feira, surge como resposta à imparável queda da lira, que atingiu recentemente mínimos históricos.

Kayhan Ozer/REUTERS

O ministro das Finanças da Turquia, Berat Albayrak, vai anunciar esta sexta-feira um “novo modelo económico” para colmatar os desequilíbrios económicos e acalmar os investidores que estão a levar dinheiro para fora do país. A mudança de direção no modelo económico surge como resposta à imparável queda da lira, que atingiu recentemente mínimos históricos.

A agência de notação financeira norte-americana Fitch reviu em baixa o rating da dívida da Turquia para BB em meados de julho. No entanto, o economista sénior da Fitch Paul Gamble acredita que “o sentimento do mercado se deteriorou ainda mais”. “A Fitch está a prestar atenção aos acontecimentos na Turquia. O ponto chave é a grande fraqueza da lira”, afirma.

A lira está atualmente a cair cerca de 4,8% para 0,1802 dólares, o que corresponde a um novo mínimo histórico. Esta desvalorização da moeda turca é a maior em quase dez anos e está a pressionar a inflação, que está já em 15,7%.

Esta quarta-feira foi noticiado que a Turquia pode estar a ponderar um pedido de resgate ao Fundo Monetário Internacional (FMI). À medida que o dólar americano ganha força, as moedas de países emergentes têm apresentado desequilíbrios. Em maio, a Argentina pediu ajuda do FMI, devido à forte desvalorização do peso.