[weglot_switcher]

Turquia ultrapassa os 500 mortos provocados pelo novo coronavírus

A Turquia ultrapassou hoje os 500 mortos provocados pela Covid-19, contando quase 24 mil infetados, informou o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca.
4 Abril 2020, 19h49

A Turquia ultrapassou hoje os 500 mortos provocados pela Covid-19, contando quase 24.000 infetados pelo novo coronavírus, informou o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca. A maioria dos casos foram registados na grande metrópole de Istambul, o centro económico do país euro-asiático.

Nas últimas 24 horas, 76 pessoas morreram devido à doença provocada pelo novo coronavírus, elevando o total de vítimas para 501, segundo os dados fornecidos por Koca. Em paralelo, o ministro precisou que ainda nas últimas 24 horas foram realizados 19.664 testes, o maior número desde o início deste rastreio.

Um dia após o presidente Recep Tayyip Erdogan ter decidido o uso obrigatório de máscara de proteção para conter a propagação da covid-19, foram hoje reforçados os controlos nos espaços públicos, em particular nos locais mais frequentados e que incluem os mercados e os ferries de Istambul.

Erdogan ordenou a utilização obrigatória da máscara de proteção nos mercados e estabelecimentos comerciais, e apelou aos cidadãos para manterem uma distância “de três passos” entre si quando saírem de casa.

Ainda na sexta-feira, o chefe de Estado anunciou o confinamento obrigatório para os menores de 20 anos, num novo e drástico reforço das medidas para conter o surto.

O presidente da Câmara de Istambul, Ekrem Imamoglu, eleito pela principal força da oposição, apelou em vão para um confinamento total dos cerca de 15 milhões de habitantes da capital económica da Turquia.

Entre as medidas prévias decretadas pelo Governo turco para combater a pandemia incluem-se o encerramento das escolas, a interrupção das ligações aéreas e a proibição de ajuntamentos.

O país euro-asiático, com mais de 83 milhões de habitantes, registou oficialmente até ao momento 21 mil casos da covid-19, a maioria em Istambul.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.