[weglot_switcher]

Turquia vai boicotar produtos eletrónicos dos EUA: “Se eles têm o iPhone, há Samsung noutro lado”

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse esta terça-feira que o seu país vai boicotar os produtos eletrónicos dos Estados Unidos, em resposta às sanções norte-americanas à Turquia.
  • Recep Tayyip Erdogan
14 Agosto 2018, 11h11

O presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, disse esta terça-feira que o seu país vai boicotar os produtos eletrónicos dos Estados Unidos, em resposta às sanções norte-americanas à Turquia.

“Vamos boicotar os produtos eletrónicos dos Estados Unidos. Se eles têm o iPhone, há Samsung noutro lado”, declarou o chefe de Estado diante dos membros do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no poder), num discurso transmitido pela televisão em direto através do canal CNNTürk.

Já ontem o presidente da Turquia acusou os Estados Unidos de “apunhalarem pelas costas” o governo turco, numa altura em que as turbulências do mercado colocam a economia do país em xeque. Em causa estão as sanções económicas impostas pela Administração Trump à Turquia, por se recusar a extraditar um pastor norte-americano preso no país.

“Estamos [Turquia e Estados Unidos] juntos na NATO e depois eles procuram apunhalar um parceiro estratégico nas costas”, afirmou o líder turco, numa conferência de imprensa em Ancara. “Eles agem, por um lado, como parceiros estratégicos, mas, por outro, disparam balas no pé dos seus parceiros estratégicos”, acrescentou referindo-se às novas sanções económicas aplicadas na sexta-feira pelos Estados Unidos contra a Turquia.

A passada sexta-feira foi o pior dia no que toca à desvalorização da lira (-18%). Em causa esteve o facto de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter aprovado a duplicação das tarifas aduaneiras de 20% sobre as importações de alumínio da Turquia e 50% sobre as de aço, cujo efeito se fez sentir de imediato nos mercados. A bolsa turca caiu 17%, enquanto os custos de empréstimos do Governo subiram 18% ao ano. A inflação atingiu mesmo os 15%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.