[weglot_switcher]

Uber quer expandir frota… para os céus

As viagens apresentadas pela Uber no CES2020 são limitadas a 100 quilómetros de distância mas alcançam uma velocidade de 180 km/h no céu.
8 Janeiro 2020, 17h42

A Uber apresentou os primeiros planos para o seu táxi voador na Feira Eletrónica de Consumo (CES2020) que está a acontecer em Las Vegas. A empresa de car-sharing mostrou o que tem planeado numa maquete em tamanho real do conceito criado em parceria com a Hyundai.

Sabe-se que este veículo voador será elétrico e que o objetivo passa por escapar ao trânsito evitando congestionamentos. Além de ser um veículo voador, a Uber está a planear que as viagens também sejam partilhadas entre os utilizadores, sendo que a cabine terá espaço para um piloto e três passageiros.

As viagens apresentadas pela Uber no CES2020 são limitadas a 100 quilómetros de distância mas alcançam uma velocidade de 180 km/h no céu. O helicóptero desenhado pela Hyundai pode assemelhar-se para muitos a um helicóptero militar, apresenta quatro hélices e existe a possibilidade de este pousar e levantar verticalmente.

A Uber tem planos para este serviço arrancar em 2023 e, por isso, uniu-se aos maiores fabricantes de aeronaves como a Bell Helicopter e Embraer para desenvolver o seu próprio helicóptero.

A aeronave elétrico S-A1, desenhado pela Hyundai, é a mais recente tentativa para eliminar as viagens aéreas com combustíveis fósseis e trocá-las por propulsão elétrica. Assim, as duas empresas parecem querer descolar a aviação 100% elétrica de forma mais rápida do que a própria pretende, uma vez que a primeira aeronave comercial totalmente elétrico começou os testes de voo em dezembro.

Caso se transforme em realidade, a Uber passa a adicionar mais um serviço à aplicação. Atualmente a empresa conta com o serviço de carros partilhados, bicicletas e trotinetes Jump e o serviço de entregas alimentares Uber Eats.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.