[weglot_switcher]

Uber quer usar Inteligência Artificial para perceber se clientes estão embriagados

A empresa de recolha e transporte de passageiros quer uma patente na qual através da inteligência artificial consiga determinar o quão alcoolizado o cliente poderá estar.
12 Junho 2018, 12h23

A Uber quer ter uma patente para uma aplicação que permita identificar o nível de embriaguez dos clientes que pedem o serviço de recolha e transporte da empresa, segundo noticia a BBC.  A empresa planeia usar a inteligência artificial, através da qual poderá perceber o estado de embriaguez, a localização, a forma de digitar no telemóvel e até a posição em que o potencial passageiro se encontra.

Segundo a BBC, esta aplicação poderia servir para os motoristas evitarem transportar passageiros em avançado estado de embriaguez. No entanto, alguns críticos já vieram a público referir que este serviço poderá ser usado para encontrar clientes mais vulneráveis.

O historial de recolha de dados não joga a favor da Uber. Em 2014, foi revelado que a empresa usava um programa de software conhecido como God View para encontrar as localizações de clientes e motoristas de serviços concorrentes em tempo real.

No ano passado o co-fundador da Uber, Travis Kalanick, demitiu-se devido a alegações de assédio sexual na empresa. A “CNN” informava na altura que mais de 100 motoristas da Uber nos EUA tinham sido acusados ​​de agredir sexualmente passageiros nos últimos quatro anos, com 31 motoristas a serem condenados por crimes, incluindo pena de prisão e violação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.