[weglot_switcher]

UBS vai a julgamento em França por alegada fraude fiscal

O banco suíço juntamente com a sucursal francesa do banco suíço e mais seis executivos de alta hierarquia vão ser julgados após uma longa investigação, por alegadamente ajudarem clientes ricos a evitar os impostos em França.
8 Outubro 2018, 10h12

O banco suíço UBS vai, em conjunto com a sua sucursal francesa e outros seis executivos de topo, começar a ser julgado esta segunda-feira, 8 de outubro, em França, por alegadas fraudes fiscais, lavagem de dinheiro agravada, solicitação ilegal de clientes e por ajudar clientes ricos a fugir aos impostos naquele país, revela a agência “Reuters”.

Depois de vários anos de investigação e de terem sido canceladas as negociações para um acordo, o UBS corre o risco de ser multado até cinco mil milhões de euros. Após a crise financeira de 2008, os bancos começaram a ficar mais rigorosos devido a vários escândalos financeiros em alguns dos maiores bancos do mundo e a imposição de regulamentações mais rígidas.

Este julgamento do maior banco suíço em França é semelhante a um processo judicial que o UBS enfrentou em 2009, nos Estados Unidos, no qual estabeleceu um acordo, tendo pago 679 milhões de euros. Há quatro anos na Alemanha, o UBS concordou também em pagar uma multa de 300 milhões de euros.

Durante a investigação francesa, o UBS recusou uma oferta de 1,1 mil milhões de euros feita pelas autoridades. De acordo com fontes judiciais, este valor correspondia ao que o banco suíço já havia pago como garantia judicial. Por lavagem de dinheiro, a lei criminal francesa permite que os juízes imponham multas até metade desse valor.

No caso francês, os procuradores estimam que tenham sido negados ao fisco uma verba até 10,6 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.