[weglot_switcher]

Ucrânia: Kiev prepara-se para um ataque em força das tropas russas

A longa coluna que esteve parada nos arredores da capital ucraniana dispersou, o que, segundo os analistas militares, pode querer dizer que há um reposicionamento dos russos a sul da cidade.
12 Março 2022, 16h36

A cidade de Kiev está a preparar-se para um ataque em força das tropas russas, depois de ter sido visível que a longa coluna militar de quase seis dezenas de quilómetros que esteve parada nos arredores foi dispersada. Os analistas consideram que essa dispersão fica a dever-se a duas possíveis razões.

Por um lado, o comando russo terá entendido que a sua exposição a ataques dos militares ucranianos era demasiada – o que foi acontecendo diversas vezes – mas, por outro lado, a movimentação pode querer dizer que a coluna seguiu para sul da cidade, depois de ter encontrado uma forte oposição no norte.

De qualquer modo, as forças russas estão a avançar em direção a Kiev, com a maior parte das forças terrestres agora a cerca de 25 km do centro da capital, de acordo com o último relatório de inteligência do Ministério da Defesa do Reino Unido. Sirenes de ataque aéreo soaram em Kiev nas primeiras horas da manhã de sábado.

Os repórteres no local afirmam que a cidade está despovoada – pelo menos quando comparado com o número de habitantes normal – e que para já não se sente grandes constrangimentos em termos da vida ‘normal’.

Dois depósitos de petróleo perto de Kiev pegaram fogo após ataques russos, um na cidade de Vasylkiv, que também abriga uma grande base aérea e se tornou um grande alvo russo.

Entretanto, a Bielorrússia negou planos de se juntar à invasão russa: o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do país, Viktor Gulevich, disse que a Bielorrússia não tem planos de entrar na guerra.

Por outro lado, as forças russas estão a planear realizar um referendo em Kherson. O vice-chefe do conselho local da cidade disse à agência Reuters que quer criar uma nova república separatista.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.