[weglot_switcher]

UE oferece bolas de Berlim no Porto para alertar para mitos sobre a Europa

A iniciativa pretende desmistificar mitos como o de a União Europeia (UE) ter proibido a venda de bolas de Berlim nas praias, e visa alertar para um problema que tem tomado proporções inimagináveis e influenciado eleições: as fake news.
20 Março 2019, 07h39

A nova campanha de sensibilização da Comissão Europeia para a desinformação vai levar, esta quarta-feira, bolas de Berlim à cidade do Porto. A iniciativa pretende desmistificar mitos como o de a União Europeia (UE) ter proibido a venda de bolas de Berlim nas praias, e visa alertar para um problema que tem tomado proporções inimagináveis e influenciado eleições: as fake news.

“A União Europeia proibiu a venda de bolas de Berlim nas praias? A União Europeia proibiu os carapauzinhos? A União Europeia proibiu o brinde no Bolo-Rei?” Estes são alguns dos mitos criados em relação à UE, que a Comissão Europeia quer esclarecer junto dos portugueses.

Partindo do mito de que “a UE proibiu a venda de bolas de Berlim com creme”, a representação da Comissão Europeia em Portugal vai estar na Avenida dos Aliados, em frente à Câmara Municipal do Porto, entre as 11h00 e as 13h00, a distribuir Bolas de Berlim e informação fidedigna sobre o projeto europeu. Esta é já a segunda ação da iniciativa “Bolas de Bruxelas”.

A iniciativa ganha especial importância tem em conta que faltam apenas dois meses para as eleições europeias. A Comissão Europeia considera “essencial que os cidadãos votem nas eleições europeias de forma consciente e informada”.

Mais de 80% dos cidadãos europeus consideram que as notícias falsas representam um perigo para a democracia e dizem estar particularmente preocupados com a desinformação intencional que visava influenciar as eleições e as políticas de imigração, segundo o último Eurobarómetro, publicado no início de março. As fontes de notícias online e os sítios web de vídeos são as fontes noticiosas que registam os índices de confiança mais baixos, de 26% e 27%, respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.