[weglot_switcher]

UE só exportou metade do valor de produtos de energia verde importados em 2020

O valor das importações de painéis solares e biodiesel foi muito superior ao valor correspondente das exportações dos 27 Estados-membros destes bens para países fora da UE.
  • Windfloat Atlantic – EDP
2 Dezembro 2021, 17h16

A União Europeia (UE) gastou 11,2 mil milhões de euros em produtos de energia verde importados fora de países do bloco, incluindo turbinas eólicas, painéis solares e biodiesel, em 2020. De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, pelo gabinete de estatística europeu, Eurostat, a UE exportou, no entanto, cerca de metade desse valor para países fora dos 27 Estados-membros (5,8 mil milhões de euros).

Especificamente, a UE importou 8,0 mil milhões de euros em painéis solares, 2,9 mil milhões de euros em biodiesel e 0,3 mil milhões de euros em turbinas eólicas de países fora da UE. O valor das importações de painéis solares e biodiesel foi muito superior ao valor correspondente das exportações dos 27 Estados-membros destes bens para países fora da UE.

Segundo os dados do Eurostat, as exportações ascenderam os 1,8 mil milhões de euros e 1,6 mil milhões de euros, respetivamente. Em contraste, o valor das exportações de turbinas eólicas para países terceiros foi muito superior ao valor das importações (2,3 mil milhões de euros).

Em comparação com 2015, os valores das importações de painéis solares, biodiesel e turbinas eólicas para a UE foram todos significativamente mais elevados em 2020, com aumentos de 250%, 60% e 330%, respetivamente.

Em 2020, o valor das exportações da UE de turbinas eólicas e painéis solares caiu 1% e 40%, respectivamente, em comparação com 2015. Em contraste, o valor das exportações de biodiesel aumentou 150% em comparação com 2015.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.