[weglot_switcher]

“UEFA demonstrou que confia nos portugueses” para acolher Champions, destaca FPF

Em comunicado, Fernando Gomes agradeceu o apoio manifestado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, António Costa, e garantiu que Portugal tem “boas infraestruturas” para receber a prova mais mediática da UEFA.
17 Junho 2020, 15h09

A UEFA escolheu a cidade de Lisboa para acolher a inédita “final a 8” da Liga dos Campeões em agosto e, em reação à escolha, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, afirmou que a “UEFA demonstrou que confia nos portugueses”.

“Mais do que confiar na FPF, a UEFA demonstrou que confia nos portugueses. No Governo, na federação, nos clubes, nas pessoas”, escreveu Fernando Gomes num comunicado, publicado no site da federação.

O dirigente máximo do futebol nacional considerou também que a escolha da UEFA representa um “valor extraordinário para Portugal”, salientando que os jogos decisivos da liga milionária serão “vistos por centenas de milhões de pessoas”. Trata-se de um contributo “para sublinhar e reforçar a imagem positiva que Portugal deu ao mundo durante um período que tem sido particularmente difícil e exigente para todos”.

Fernando Gomes frisou, ainda, que “receber estes jogos da Champions só é possível pelo comportamento que os portugueses têm tido – e precisam de continuar a ter – no combate sem tréguas à pandemia covid-19″.

A FPF tem trabalhado, ao longo das últimas semanas, “em enorme proximidade com as autoridades de saúde”, para ter capacidade para lidar com a organização de jogos num contexto complexo.

Fernando Gomes agradeceu o apoio manifestado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, António Costa, e garantiu que Portugal tem “boas infraestruturas” para receber a prova mais mediática da UEFA.

“Portugal dispõe de boas infraestruturas, uma experiência acumulada na organização de grandes eventos internacionais e capacidade de construir equipas de trabalho de excelência”, lê-se no site da FPF.

A capital portuguesa sobrepôs-se esta quarta-feira às cidades de Frankfurt e Moscovo e vai organizar a fase final da da Liga dos Campeões, com sete jogos entre 11 a 23 de agosto.

A final da Liga dos Campeões estava agendada para se realizar na cidade e Istambul, na Turquia. Mas devido à suspensão das provas europeias imposta pela pandemia da Covid-19, a UEFA viu-se obrigada a pensar num plano para concretizar a edição de 2019/2020 das competições europeias, chegando à conclusão de que a liga milionária e a Liga Europa poderiam ser concluídas em agosto, em formatos adaptados às circunstâncias.

Entretanto, surgiram informações de que a organização turca já não estaria disponível para acolher uma final da Liga dos Campeões, devido aos efeitos do surto epidemiológico do novo coronavírus. E tanto a imprensa espanhola como a italiana divulgaram que o Estádio da Luz e o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, poderiam receber os jogos dos quartos de final, das meias-finais e a final da Champions.

Os espanhóis do Atlético de Madrid, os italianos da Atalanta, os alemães do Leipzig e os franceses do Paris Saint-Germain já estão qualificados para os quartos de final, faltando ainda realizar quatro jogos da segunda mão dos oitavos de final (Manchester City-Real Madrid, Juventus-Lyon, FC Barcelona-Nápoles e Bayern Munique-Chelsea).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.