[weglot_switcher]

UEFA e ECA deixam aviso: cancelamento dos campeonatos é “prematuro” e “injustificado”

Aleksander Čeferin, Andrea Agnelli e Lars-Christer Olsson, emitiram uma carta conjunta revelando que tudo está a ser feito para que as ligas internas sejam disputadas em julho e agosto, sendo as provas europeias concluídas posteriormente.
6 Abril 2020, 11h22

A UEFA e a Associação Europeia de Clubes (ECA) avisam as ligas e os clubes de futebol de toda a Europa de que o cancelamento das competições devido à pandemia do coronavírus é nesta fase ‘prematuro’ e ‘injustificado’, sendo que esta decisão deverá sempre ser vista como “um último recurso”.

Numa carta conjunta Aleksander Čeferin, Andrea Agnelli e Lars-Christer Olsson, presidentes da UEFA, da (ECA) e do grupo de Ligas Europeias para federações, ligas e clubes revelam que tudo está a ser feito para que as ligas internas sejam disputadas em julho e agosto, sendo as provas europeias concluídas posteriormente.

“Sem unidade e sem solidariedade, ninguém será capaz de sair da crise, pois somos todos interdependentes”, pode ler-se no documento. Um grupo de trabalho está a analisar o calendário de jogos, sendo que a decisão sobre o que deverá ser feito será revelada durante o mês de maio.

“O trabalho deles agora está focado em cenários que abrangem os meses de julho e agosto, incluindo a possibilidade de as competições da UEFA recomeçarem após a conclusão das ligas domésticas. É estritamente necessário uma gestão conjunta de calendários, uma vez que a conclusão desta temporada deve ser coordenada com o início da nova, que pode ser parcialmente afetada devido ao prolongamento da época atual”, indica a carta.

Os destinatários da carta também foram avisados ​​de que reduzir unilateralmente as ligas colocará dúvidas sobre a elegibilidade dos clubes para participar nas competições europeias da próxima temporada. Recorde-se que as entidades belgas decidiram terminar o campeonato no dia 2 de abril, tendo atribuído o título de campeão nacional ao Club Brugge.

“Como a participação nas competições de clubes da UEFA é determinada pelo resultado desportivo alcançado no final de uma competição nacional completa, uma conclusão prematura levantaria dúvidas sobre o cumprimento de tal condição”, lê-se.

O documento indica também que “a UEFA reserva-se no direito de avaliar o direito de os clubes serem admitidos nas competições de clubes da UEFA 2020/21, de acordo com os regulamentos da competição aplicáveis.” Um segundo grupo de trabalho foi criado pela UEFA para examinar o impacto económico e regulador do surto da COVID-19, incluindo a questão dos contratos dos jogadores que terminam a 30 de junho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.