[weglot_switcher]

Último dos debates presidenciais é nas rádios e sem a presença de André Ventura

Seis dos sete candidatos participam numa emissão conjunta da RDP, Rádio Renascença e TSF, seis dias antes das eleições presidenciais em que Marcelo Rebelo de Sousa é claro favorito à reeleição para um segundo mandato.
  • Debate na RTP entre candidatos presidenciais
18 Janeiro 2021, 07h58

O último debate presidencial antes das eleições de domingo decorre a partir das 09h00 desta segunda-feira, e desta vez na rádio, com transmissão simultânea na RDP, Rádio Renascença e TSF, mas não com os sete candidatos à Presidência da República, como estava previsto. De fora fica André Ventura, que se encontra a fazer campanha no norte de Portugal.

O deputado único e líder do Chega pediu para participar à distância, tal como sucedeu com Marcelo Rebelo de Sousa no debate televisivo entre os sete candidatos – transmitido na terça-feira passada pela RTP1, com Ana Gomes, André Ventura, João Ferreira, Marisa Matias, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva no Pátio da Galé, em Lisboa, e o atual chefe de Estado a intervir a partir de casa, em Cascais, por não ter recebido indicação da Direção Geral de Saúde de que poderia comparecer após um teste positivo de Covid-19 seguido de dois negativos -, mas ter-lhe-á sido comunicado que essa opção não era tecnicamente viável.

Assim sendo, serão seis os candidatos que debaterão os temas propostos pelas jornalistas Natália Carvalho (RDP), Eunice Lourenço (Rádio Renascença) e Judith Menezes e Sousa (TSF), com todas as sondagens a atribuírem enorme favoritismo a Marcelo Rebelo de Sousa na tentativa de obter o segundo mandato presidencial numas eleições presidenciais marcadas pelos números cada vez mais descontrolados da pandemia de Covid-19.

As últimas sondagens realizadas pela Eurosondagem, Intercampus e Pitagórica atribuem entre 59,3% e 66.7% a Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto Ana Gomes e André Ventura lutam pelo segundo lugar, ainda que com mais de 45 pontos percentuais de desvantagem. Na luta pelo segundo lugar a antiga eurodeputada socialista tem aparecido à frente nos últimos meses, e ainda mantém vantagem sobre o líder do Chega na Eurosondagem, encontrando-se os dois empatados no estudo da Intercampus e com Ventura ligeiramente à frente no da Pitagórica.

Bastante atrás desses dois candidatos – e dos 10,12% que conquistou nas presidenciais de 2016, quando só ficou atrás de Marcelo e de Sampaio da Nóvoa, tornando-se a portuguesa mais votada nas eleições para a chefia de Estado – vem a eurodeputada bloquista Marisa Matias, que poderá beneficiar da campanha de apoio nas redes sociais após uma referência depreciativa de Ventura aos seus lábios pintados de batom vermelho. O eurodeputado comunista João Ferreira, o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal Tiago Mayan Gonçalves e o presidente do partido RIR – Reagir, Incluir, Reciclar, Vitorino Silva, mais conhecido por “Tino de Rans”, têm aparecido nas posições seguintes.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.