PremiumUm ano de Rui Rio no PSD: liderança com pouco sumo está a ser muito espremida

Começou o ataque ao poder no PSD. Após um ano à frente do partido, marcado por umasucesão de polémicas, Rui Rio enfrenta forte contestação interna e Luís Montenegro deverá mesmo avançar para uma candidatura à liderança em ano de muitas eleições.

Se é verdade que a união faz a força, não é menos verdade que falta de consenso político interno não é bom agouro e beneficia a oposição. Rui Rio foi eleito presidente do Partido Social Democrata (PSD), há um ano, com mais de 50% dos votos mas, desde então, a popularidade do partido caiu para pouco mais de 25% nas sondagens. Em causa está o desgaste causado por múltiplas polémicas e convulsões internas com que se deparou a atual liderança e às quais Rio tem sobrevivido, à custa de perda de popularidade. O líder que chegou ao PSD com a intenção de “travar o declínio” social-democrata acabou por tropeçar nas próprias palavras e arrisca-se agora a quebrar “a tradição de ganhar sempre”, com a entrada em cena do ex-líder parlamentar Luís Montenegro, que deverá anunciar esta sexta-feira a candidatura à liderança do PSD. Tal só poderá acontecer se Rio for destituído pela maioria dos conselheiros nacionais do PSD ou se o próprio se antecipar e convocar eleições diretas.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Costa afirma que ideia de proximidade política com Rio é “dos maiores mitos urbanos”

O secretário-geral do PS, porém, considerou que essa ideia “é um dos maiores mitos urbanos que foram criados na sociedade portuguesa e que assenta, basicamente, no facto de haver uma boa relação pessoal”.

Crise no PSD: Montenegro diz que Rio “teve medo” de marcar eleições diretas

Luís Montenegro criticou o presidente do PSD por não marcar eleições diretas à liderança do PSD, conforme exigiu na sexta-feira, mas que foi rejeitada por Rui Rio no sábado. “Lamento que Rui Rio não tenha tido coragem de marcar eleições directas e que tenha medo de ouvir as vozes dos militantes”, disse Luís Montenegro esta […]

PSD: Conselho Nacional extradordinário esta quinta-feira no Porto

Moção de confiança de Rui Rio será votada esta quinta-feira.
Comentários