[weglot_switcher]

Um em cada três alunos que mais chumbam no ensino básico abandona a escola

Por outro lado, só 6% dos jovens que terminam o ensino básico pela via regular deixam os estudos.
14 Agosto 2018, 09h29

Os alunos que mais chumbam no ensino básico, quando ingressam no secundário, continuam a ter maus resultados. Um em cada três alunos (30%) dos que mais chumbam no ensino básico e optam por um percurso alternativo chega mesmo a abandonar a escola, revela a edição desta terça-feira do “Público”.

A informação consta de um estudo da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) que assinala que, por outro lado, apenas 6% dos jovens que terminaram o ensino básico pela via regular deixaram os estudos.

“O ensino profissional não é um percurso mais fácil que o do ensino geral. Exige, por exemplo, uma clara orientação e vocação”, disse Joaquim Azevedo, investigador da Universidade Católica Portuguesa, ao mesmo jornal. Para o especialista, as escolas “não sabem lidar com as crianças que tiveram percursos muito conturbados durante o ensino básico”.

A análise da DGEEC mostra que, no ano letivo de 2016/2017, 35,6% dos 7.869 alunos que três anos antes tinham optado pelo ensino profissional depois de completarem o 9.º ano nas ofertas educativas alternativas (Cursos de Educação e Formação, cursos vocacionais ou Percursos Curriculares Alternativos) tinham concluído o ensino secundário

No entanto, a maior parte dos jovens que tinham terminado o ensino básico pela via regular (70%) concluíram o secundário em três anos (sem retenções).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.