[weglot_switcher]

Um milhão de portugueses já receberam a dose de reforço. Governo quer vacinar 70 mil por dia

Para este fim de semana, 27 e 28 de novembro, Lacerda Sales revelou que estão “agendadas 80 mil doses”, altura em que “haverá uma intensificação do ritmo de vacinação”, de acordo com a DGS.
  • Mário Pereira/SaúdeOnline
26 Novembro 2021, 19h16

Portugal atingiu o marco de um milhão de portugueses vacinados com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 e  cerca de 1,8 milhões de doses da vacina contra a gripe. A confirmação foi dada esta sexta-feira pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales.

Em declarações à Sic Notícias, o responsável considera este como “um numero significativo”, sendo que esta quinta-feira, 25 de novembro, foi o dia em que foram administradas mais doses de reforço. “Ontem foi o dia em que mais vacinámos”, disse o responsável, adiantando que foram administradas 60 mil doses.

“Estávamos a vacinar à volta de 40 mil, mas queremos evoluir para as 70 mil doses por dia”, revelou, admitindo que esse esforço “vai exigir um reforço das estruturas, do plano de vacinação e recursos humanos”, algo que já está a ser feito uma vez que foram alagardas as horas de atendimento nos centros de vacinação. Segundo o governante, estão 304 centros de vacinação ativos em território nacional e a “maioria estarão a vacinar durante os fim de semana”.

Para este fim de semana, 27 e 28 de novembro, Lacerda Sales revelou que estão “agendadas 80 mil doses”. “Ficaremos satisfeitos se conseguirmos ultrapassar este numero. Significaria que estamos a vacinar na nossa capacidade máxima”, disse.

Esta semana, o Governo anunciou que a partir de dezembro, a população com mais de 50 anos inoculada com a vacina da Janssen irá começar a receber a dose de reforço em regime Casa Aberta. Esse processo decorrerá nos dias 5, 8, 12 e 19 de janeiro (domingos e feriados).

De acordo com o Ministério da Saúde, o plano nacional de saúde foi revisto de modo a que, até janeiro, se consiga vacinar 2,5 milhões de pessoas com terceiras doses da vacina contra a Covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.