Um roteiro para o fim de semana

Saiba que eventos de âmbito cultural decorrem e a que locais pode deslocar-se nos próximos dias.

Ler mais

Grande Lisboa

30, 1 e 2: António Zambujo & Miguel Araújo nos Coliseus Coliseu dos Recreios – 22h00
O Coliseu dos Recreios já é, praticamente, a segunda casa do famoso duo de Ujos que são, inquestionavelmente, dois dos maiores cantautores portugueses da atualidade. O alentejano António Zambujo e o nortenho Miguel Araújo não se limitam a lançar o charme com as suas canções. Partilham histórias e usam o humor e descontração para um serão inesquecível. Absolutamente imperdível.

30: Noite Europeia dos Investigadores – Miradouro de São Pedro De Alcântara e no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa) – A partir das 19h00.
A Câmara Municipal associa-se ao meio académico para promover um conjunto de atividades como debates, demonstrações e visitas guiadas, em torno do tema “Ciência no dia-a-dia”.
30: Há Fado no Pátio da Mercearia – Mercearia Criativa – Das 20h00 às 23h00 – Reservas: 218485198.
30 e 1: Caminhada de Lua Nova em Monsanto – Parque Florestal de Monsanto – Das 21h00 às 00h00 – www.greentrekker.pt
30 e 1: Caminhada Noturna “Rota dos Miradouros com História” – Lisboa – Das 21h00 às 00h00 – Inscrições: wegoadventures.geral@gmail.com
30 e 1: The Famous Fest 2016 – LX Factory – Das 21h30 às 4h00.
O que pode acontecer quando se juntam talentos como Daniela Ruah, Diogo Morgado, Nuno Markl, Jorge Palma, Cuca Roseta, Bruno Nogueira e Luís Franco-Bastos? Estão servidos os ingredientes para o ‘blend’ mais inesperado do ano que promete ficar na memória dos que se deslocarem até à LX Factory.
30 e 1: Live Music – Mt80 – Hard Rock Café Lisboa – Das 23h55 às 2h00.
30 a 2: Teatro e Dança “Uníssono” – Teatro Municipal de São Luiz (Lisboa) – 21h00.
1: Jorge Palma ao Vivo – Dia Mundial da Música – Centro Comercial Colombo (Praça Central) – 19h00.
1: Open Day no Museu do Oriente – Dia Europeu de Fundações e Doadores – A partir das 10h30.
Associando-se às comemorações do Dia Europeu de Fundações e Doadores – 1 de outubro –, a Fundação Oriente dá a conhecer a sua história e ação abrindo as portas do Museu do Oriente com um programa especial gratuito. Para além das atividades, a entrada no museu é gratuita durante todo o sábado.
1: Mercado de Artesanato, Gourmet e Design – Oeiras – Das 10h00 às 18h00.
1: Arte da Guerra Medieval – Castelo dos Mouros (Sintra) – Das 10h00 às 18h00 – http://www.parquesdesintra.pt
1 e 2: Kids Food Festival – Parque dos Poetas (Oeiras) – Das 10h30 às 17h00 – www.limacompimenta.com
Aprender, brincar e cozinhar! Estas são as premissas do Kids Food Festival, um evento inédido que pretende mostrar e dar a provar a miúdos e graúdos os ingredientes para refeições mais saudáveis.
1: Evento “Alentejo. Alentejo 2016” – Casa do Alentejo (Lisboa) – Das 12h00 às 13h00.
1: Vida Íntima em Sintra – Caminhada Nocturna – Sintra – http://palacio-de-sintra.blogspot.pt/p/vida-intima-em-sintra.html
Até 2: Festival de cinema Olhares do Mediterrâneo – Cinema São Jorge.
2: Caminhada na Serra de Sintra – No Trilho do Monge – Malveira da Serra – 9h30.
2: Teatro Infantil “João e o Pé de Feijão – Fórum Municipal do Seixal – 16h00.
Combatendo o medo do desconhecido, incitando à comunicação, à liberdade de escolha e promovendo a aprendizagem na literatura e na vida, o Fórum Municipal do Seixal traz, a miúdos e graúdos, João e a sua história!
A partir de 2: Oficinas de Expressão Artística (Representação, Ballet e Percussão Corporal) – Casa-Museu Medeiros e Almeida (Lisboa) – info: www.casa-museumedeirosealmeida.pt
3: Concerto “The Black Mambas” – StairWay Club (Cascais) – 22h00.
4 e 5: Ney Matogrosso “Atento aos Sinais” – Casino Estoril (Cascais) – 20h30.
5 a 9: Lisboa Design Show 2016 – Feira Internacional de Lisboa – Das 15h00 às 20h00.
Com o objetivo de promover o design como fator competitivo e diferenciador dos produtos e das organizações, o Lisboa Design Show destaca-se como o único evento de design realizado em Portugal numa vertente de ‘business’. Aproveite também para visitar o Vintage Festival que se realiza em simultâneo.
6 a 9: Greenfest 2016 – Centro de Congressos do Estoril – Das 10h00 às 20h00.
6: Carmen, de Georges Bizet – Teatro Nacional de São Carlos – 22h00.
“Chocante e escandalosa”, assim foi rotulada a Carmen de Prosper Merimée. 30 anos mais tarde, Bizet estreou a sua versão de Carmen em Paris e, desde aí, é uma das óperas mais frequentemente encenadas em todo o mundo.
A partir de 6: 8.ª edição da festa Oktobeerfest – Lisbon Marriott Hotel – 18h00 às 23h00.
A famosa festa bávara Oktobeerfest chega, pela oitava vez, ao Lisbon Marriott Hotel. A festa é composta pela verdadeira gastronomia bávara: joelho de porco ou frango assado, salsichas alemãs e ainda o típico ‘strudel’ de maçã. Para acompanhar, opte pelo “All you can drink”, com a cerveja Spaten Munich.

Grande Porto

2: Apresentação do livro “Homens imprudentemente poéticos”, Valter Hugo Mãe – Casa da Música (Porto) – Das 11h00 às 22h00
Para celebrar os 20 anos de livros de Valter Hugo Mãe, a editora do autor preparou dois grandes eventos, um dos quais irá decorrer no Porto (o outro será em Lisboa, a 8 de outubro). As iniciativas, que duram todo o dia, contam com o apoio da Câmara Municipal do Porto, que quis associar-se à efeméride. Este domingo, a Casa da Música, no Porto, recebe o primeiro evento, que conta com a participação de artistas como Teresa Salgueiro, Ana Deus ou Adolfo Luxúria Canibal, para além de diversos académicos de diferentes proveniências e de momentos dedicados às crianças.

30: Inauguração Exposição “Joan Miró” – Casa de Serralves (Porto) –
As obras de Joan Miró, propriedade do Estado Português, são mostradas ao público pela primeira vez na Casa de Serralves. Esta exposição, designada “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose”, abarca um período de seis décadas da carreira de Joan Miró, de 1924 a 1981.
30: Brit Floyd – Space and Time Continuum – Coliseu do Porto – 21h30.
30: Caminhada Noturna – Ribeira (Porto) – 21h30..
30 e 1: Teatro e Dança “Cinco Formas de Morrer de Amor” – Teatro Nacional São João (Porto) – 21h00
A celebrar o Dia Mundial da Música, a soprano Catarina Molder partilha connosco um espetáculo músico-cénico que perfaz um arco do sensual pós-romantismo à ambiência pop dos Clã.
30 e 1: Scary Zombie Peddy Paper – Praça da Batalha – Das 21h30 às 00h15.
1: Rota das Tascas – O Regresso – Centro do Porto – Das 15h30 às 20h00 – Reservas: geral@almaatporto.com
O tão ansiado regresso da Rota das Tascas, um roteiro de pura diversão por cinco das mais antigas e típicas Tascas da cidade.
1: O Porto Todo no Coliseu – Coliseu do Porto – Das 18h00 às 20h00.
2: Ney Matogrosso – Atento aos Sinais – Coliseu do Porto – 21h30
4: Prémios Jovens Músicos | Antena 2: Casa da Música (Porto) – 19h30
4: Trifonia Clássica – Duas Sinfonias de Beethoven – Coliseu do Porto – 21h30.
O Coliseu Porto apresenta um ciclo de três concertos clássicos que denomina de Trifonia Clássica numa parceria artística e de programação com as orquestras Metropolitana de Lisboa e da Casa da Música.
Até 9: “Francesinhas na Baixa” – Praça D. João I (Porto) – 12h00.
Cinco das mais conceituadas cervejarias portuenses vão confecionar das mais tradicionais às mais vanguardistas versões de francesinhas durante 11 dias consecutivos.

Algarve

30 a 5: 7.º Birdwatching Festival & Nature Activities – Sagres – Das 8h00 às 18h00 – www.spea.pt
A vida selvagem algarvia estará exposta nestes roteiros que serão efetuados com guias especializados. Observe centenas de aves migratórias que rumam a Sagres durante o mês de outubro e saiba mais sobre golfinhos e aves marinhas que coabitam na região.
1: Maestro António Vitorino de Almeida (concerto de piano) – Igreja da Misericórdia (Tavira) – 18h00.
1: Rui Massena apresenta Tour Ensemble – Cine-Teatro Louletano – 21h30.
Por esta altura, já não é descabido usar o termo “fenómeno” para descrever o que se tem passado com Rui Massena e a sua música: Ensemble é o mais recente projeto deste compositor.

Braga

30: Teatro “Força Humana” – Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade (Guimarães).
A Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, é palco para a estreia absoluta da nova criação de António Fonseca e José Neves. Um projeto que parte de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, com música de Paulo Furtado.

Setúbal

Até 2: Semana Gastronómica da Cavala – Sesimbra
Esta iniciativa, que tem Sesimbra como palco, conta com 21 restaurantes aderentes e propõe um showcooking onde serão demonstradas várias formas de cozinhar este peixe e degustações. A entrada é gratuita.

Recomendadas

Dezenas em Serralves para exigir a demissão do Conselho de Administração

Cerca de três dezenas de manifestantes, que gritavam palavras de ordem como “Ana Tirana”, “queremos mais 20”, entraram por volta das 12:00 dentro das instalações da Fundação, onde se mantiveram em protesto contra o que consideram ser um ato de “censura”.

MAAT celebra segundo aniversário com entrada gratuita

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa celebra o segundo aniversário com a inauguração de quatro novas exposições.

Vai ter uma apresentação importante? Saiba como criar slideshows rapidamente

O Slideshow Maker da Wondershare permite-lhe juntar fotos, ordená-las, editá-las (rodar, reenquadrar e aplicar efeitos “á lá Instagram”).
Comentários