[weglot_switcher]

Um terço das crianças da América Latina com excesso de peso, pandemia agravou problema

A agência da ONU alertou ainda que o problema do excesso de peso infantil se agravou durante a pandemia, com o acesso limitado a alimentos saudáveis e a diminuição do poder de compra.
  • Ramzi Boudina – Reuters
14 Setembro 2021, 09h05

Um terço das crianças e adolescentes sofrem de excesso de peso na América Latina e Caraíbas, onde a pandemia de covid-19 agravou o acesso a uma dieta saudável, alertou, na segunda-feira, a ONU.

“Nos últimos anos, há cada vez mais crianças e adolescentes com excesso de peso na América Latina e Caraíbas”, afirmou o Fundo da ONU para a Infância (Unicef), em comunicado.

“Atualmente, estima-se que pelo menos três em cada dez crianças” entre os 05 e os 19 anos “estão acima do peso na região”, acrescentou a Unicef, que na América Latina e Caraíbas tem sede no Panamá.

As principais causas da obesidade infantil são a falta de atividade física e o consumo de alimentos processados e bebidas açucaradas, de fácil acesso e baixo custo, promovidos por intensas campanhas de marketing, indicou.

A agência da ONU alertou ainda que o problema do excesso de peso infantil se agravou durante a pandemia, com o acesso limitado a alimentos saudáveis e a diminuição do poder de compra.

“Durante estes 18 meses de pandemia, foi muito mais difícil para as famílias garantir o acesso a uma alimentação saudável”, afirmou o diretor da agência na região, Jean Gough.

O responsável frisou que a crise sanitária levou a uma “perda de rendimentos” das famílias e ao aumento “dos preços dos alimentos”.

“Além disso, com o encerramento das escolas, muitas crianças deixaram de receber refeições escolares, e as possibilidades e espaços para praticar atividades físicas foram limitados”, acrescentou.

A UNICEF pediu aos países da região para reforçarem a legislação de modo a garantir a qualidade dos alimentos, tanto em casa como nas escolas, e promoverem programas de alimentação escolar, acesso a uma dieta saudável e atividade física.

“Antes da covid-19, prevenir a obesidade era essencial, e agora é mais urgente do que nunca”, sublinhou.

A covid-19 provocou pelo menos 4.627.854 mortes em todo o mundo, entre mais de 224,56 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.866 pessoas e foram contabilizados 1.056.042 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.