[weglot_switcher]

“Uma decisão muito fácil” Fernando Santos renova até 2024

Fernando Santos fica assim encarregue de liderar a equipa no Euro 2021, e nas qualificações para o mundial de 2022 no Qatar, Liga das Nações em 2023 e Euro 2024.
  • Rafael Marchante/Reuters
16 Junho 2020, 17h16

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou a renovação do contrato com Fernando Santos, que se manterá ao leme da seleção nacional portuguesa até 2024. Com a extensão por mais quatro anos, Fernando Santos poderá igualar a marca de Cândido de Oliveira ao atingir 10 anos consecutivos como selecionador nacional.

A carreira memorável ao serviço da equipa das quinas iniciou-se em 2014 e, desde então, Fernando Santos conquistou dois títulos inéditos – o Euro 2016 e a primeira edição da Liga das Nações (2019), tornando-se também no selecionador com o maior número de vitórias.

Para Fernando Gomes, a decisão de renovar com Fernando Santos foi “muito fácil, na medida em que estamos a renovar o contrato de um Selecionador que é campeão europeu. Esta decisão é tomada em função do que foram as nossas conversas e do momento em que estamos”.

“Havia um processo eleitoral [para os órgãos sociais da FPF] e hoje temos a certeza que iremos ficar os quatro anos porque só há uma lista candidata, o que nos dá a capacidade e a possibilidade de celebrar esse contrato para os próximos quatro anos. Quando, em 2014, assinámos o contrato para estabelecer a relação com o Fernando Santos eu disse que era um lugar que ele desejava, que queria muito. Passados seis anos e depois de tudo aquilo que passámos em conjunto, acho que este é um lugar que o Fernando Santos merece por aquilo que deu à Seleção Nacional e ao futebol português” acrescentou Fernando Gomes.

Fernando Santos mostrou-se feliz pela renovação do contrato e disse que “é um grande privilégio – para mim e para a minha equipa técnica – continuarmos este trajeto que iniciámos muito pela força, pela vontade e pela determinação do Presidente (Fernando Gomes). Para nós é um privilégio servir Portugal e o futebol português, é isso que vamos procurar continuar a fazer na mesma medida em que o temos feito, sempre com uma ambição, que é ganhar”.

O acordo contratual fará com que o selecionador nacional acompanhe o presidente da FPF até ao fim do seu mandato, e com isso em mente Fernando Santos adianta que também poderão ser os últimos quatro anos como selecionador da equipa das quinas “é também para mim uma honra pessoal estar com o Presidente até ao fim do seu mandato. Será também, se calhar, o fim do meu”.

Fernando Santos fica assim encarregue de liderar a equipa no Euro 2021, e nas qualificações para o mundial de 2022 no Qatar, Liga das Nações em 2023 e Euro 2024.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.