[weglot_switcher]

“Uma perda total de tempo”. Trump abandona reunião com democratas para acabar com shutdown

“Novamente, vimos uma birra porque ele não conseguiu o que queria”, acusou o líder dos democratas no Senado, Chuck Schumer, na sua declaração aos jornalistas à porta da Casa Branca.
  • Donald Trump
10 Janeiro 2019, 09h23

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou de forma abrupta a reunião, na quarta-feira, que marcou com os líderes democratas no Congresso, Nacy Pelosi e Chuck Schumer, para acabar com a paralisação parcial do governo norte-americano, vulgo shutdown, por considerar o encontro uma “perda total de tempo”. O shutdown chegou esta quinta-feira ao 19.º dia sem qualquer resolução à vista, uma vez que os democratas não aceitam aprovar uma ordem de Trump quanto à segurança das fronteiras do EUA, com vista à construção de um muro na fronteira com o México.

“Acabo de sair de uma reunião com Chuck e Nancy, uma perda total de tempo”, escreveu Trump na sua conta de Twitter, referindo-se ao líder dos democratas no Senado, Chuck Schumer, e à presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi. “Eu perguntei o que aconteceria em 30 dias se eu abrisse rapidamente as coisas, aprovariam a [nova norma de] Segurança Fronteiriça, que inclui uma barreira de parede ou aço? Nancy disse Não. Eu disse adeus, nada mais funciona!”.

Em resposta à versão de Trump, Schumer disse aos repórteres, na declaração que prestou à porta da Casa Branca, que “o presidente simplesmente se levantou e saiu”. “[Trump] perguntou a Pelosi: Concorda com o meu muro?’ Ela disse que não e ele limitou-se a levantar-se, disse que não tínhamos nada para discutir e saiu ”, contou Schumer. “Novamente, vimos uma birra porque ele não conseguiu o que queria”.

O encontrou de líderes ,marca 19.º dia de shutdown, o mais longo desde 1995, sendo que a atual paralisação parcial do governo afeta já 800 mil funcionários públicos. E tudo porque Donald Trump não consegue levar os democratas a viabilizarem a sua norma de segurança fronteiriça, que inclui a construção do propalado muro na fronteira dos EUA com o México.

Depois do encontro com os líderes democratas, houve um almoço a portas fechadas entre os republicanos do Senado no Capitólio, durante o qual Trump instou os republicanos a “ficarem juntos”, embora tenha havido demonstração de preocupação com a longevidade do shutdown.

No final desse almoço, Trumo afirmou junto da imprensa que “os republicanos estão totalmente unificados”. “Conversámos sobre estratégia”, acrescentou, sem mostrar sinais de recuo quanto à possibilidade de declarar emergência nacional para parar com o shutdown e avançar com a construção do muro, cujo projeto de financiamento ronda os 5,7 mil milhões de dólares.

Democratas apontam para o impacto do shutdown
Fora da Casa Branca, os democratas apontam baterias para uma estratégia de sensibilização e demonstração dos efeitos da paralisação parcial do governo. Antes da reunião com o presidente dos EUA, Nacy Pelosi e Chusk Schumer realizaram uma conferência com funcionários públicos, numa tentativa de destacar o impacto do shtudown.

Facto é que, até ao momento, os democratas, que recentemente assumiram a maioria na Câmara dos Representantes, não vão alocar nenhuma verba para a construção do muro.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.