[weglot_switcher]

União Europeia ativa satélite Copernicus para auxiliar Portugal nos incêndios

Além do satélite Copernicus, Bruxelas também garante que poderá ativar a rede de segurança adicional constituída pelo mecanismo RescEU.
  • EPA/CARLOS GARCIA
22 Julho 2019, 13h55

A União Europeia anunciou hoje a ativação do satéite Copernicus com o objetivo de auxiliar Portugal no combate aos incêndios florestais.

O satélite vai assim “providenciar imagens e mapas das áreas afetadas pelos fogos em Portugal”, segundo um comunicado da Comissão Europeia divulgado esta segunda-feira, 22 de julho.

“A pedido de Portugal, a União Europeia ativou o satélite Copernicus para providenciar imagens e mapas satélite das áreas afetadas”, disse o comissário europeu Christos Stylianides, que está a acompanhar os fogos florestais em Portugal.

Bruxelas diz que tem estado em contacto com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, reafirmando junto das autoridades portuguesas a “prontidão por parte da União Europeia caso os portugueses necessitem de assistência”.

“Os nossos pensamentos estão com todos os que foram afetados e com aqueles que estão no terreno a trabalhar em situações extremamente difíceis”, segundo Christos Stylianides.

Além do satélite Copernicus, Bruxelas também garante que poderá ativar a rede de segurança adicional constituída pelo mecanismo RescEU, caso uma autoridade portuguesa venha a requisitar este auxílio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.