União Europeia: Balança de pagamentos trimestral com excedente de 38,7 mil milhões

Este valor está abaixo do saldo positivo do segundo trimestre de 2018, em que se registaram 59,9 mil milhões de euros (1,5% do PIB) e do excedente de 60,4 mil milhões de euros do terceiro trimestre de 2017.

Alessandro Bianchi/Reuters

As estimativas relativas à conta corrente da balança de pagamentos trimestral da UE28 foram divulgadas esta segunda feira pela Eurostat – o serviço estatístico da União Europeia, e registou um excedente de 38,7 mil milhões de euros no terceiro trimestre de 2018, o que se traduz a 1,0% do PIB.

Este valor não apresenta melhorias, sendo que está abaixo do saldo positivo do segundo trimestre de 2018, em que se registaram 59,9 mil milhões de euros (1,5% do PIB) e do excedente de 60,4 mil milhões de euros do terceiro trimestre de 2017 (1.6% do PIB).

No terceiro trimestre de 2018, em comparação ao segundo trimestre do mesmo ano, o excedente da conta de bens diminuiu. Os números registaram mais 10,2 mil milhões em comparação com os 24,4 mil milhões, do segundo período. O mesmo aconteceu no setor dos serviços (49,3 mil milhões de euros no terceiro trimestre em comparação com 51,0 mil milhões no segundo) e rendimentos primários (0,4 mil milhões de euros a contrastar mais 5,2 mil milhões no segundo trimestre).

O défice da conta de rendimentos secundários caiu de 21,2 mil milhões para 20,8 mil milhões no terceiro trimestre, tal como défice da conta de capital que desacelerou de 3,4 mil milhões de euros para 3,2 mil milhões de euros.

Relativamente aos parceiros comerciais, no terceiro trimestre de 2018, os dados da Eurostat registam uma conta corrente externa de excedentes com os EUA de 56,9 mil milhões de euros, com a Suíça 20,8 mil milhões e com o Canadá 8,9 mil milhões euros. Já para o Hong Kong o excedente é 7,3 mil milhões, no Brasil chega aos 6,3 mil milhões de euros e na Índia atinge o 1,1 mil milhões de euros.

No que toca aos défices registados, a China aparece em primeiro com 29,6 mil milhões de saldo negativo, a Rússia com 12.6 mil milhões de euros e o Japão com um défice de 1,8 mil milhões de euros. Os centros financeiros offshore apresentam 0,4 mil milhões de euros de dívida.

Com base nos dados da Eurostat, os activos de investimento direto da UE28 aumentaram no terceiro trimestre para
68,6 mil milhões de euros, enquanto os passivos de investimento direto aumentaram em 21,7 mil milhões de euros.

Em consequência, a UE28 foi um investidor direto líquido no terceiro trimestre de 2018, apurando um valor de 46,9 mil milhões de euros. O investimento de carteira registou uma entrada líquida de 12 mil milhões de euros e para investimento registou-se uma saída líquida de 18,1 mil milhões de euros.

Ler mais
Recomendadas

Lisboa é a vencedora da Semana Europeia da Mobilidade 2018

O prémio chega a Lisboa pelas mãos do vereador da Mobilidade, Miguel Gaspar. Lisboa estava na corrida ao prémio desde o dia 26 de fevereiro deste ano.

António Ramalho: resolução do BES “não foi preparada totalmente”

“É uma resolução que tem o seu quê de premonitório e não foi preparada totalmente, não é uma decisão continuada”, considerou António Ramalho na Comissão de Orçamento e Finanças (COFMA), lembrando que foi uma decisão tomada no contexto de uma “potencial extraordinária corrida aos depósitos”.

ASF inicia processo de avaliação da idoneidade de Tomás Correia

O Conselho de Administração da ASF, em reunião realizada hoje, deliberou “determinar o procedimento com vista ao registo das pessoas que dirigem efetivamente, fiscalizam ou são responsáveis por funções-chave das associações mutualistas abrangidas pelo regime transitório”, lê-se na informação divulgada, dando assim seguimento à determinação do Governo, que clarificou o Código das Mutualistas.
Comentários