[weglot_switcher]

União Europeia perde processo contra Astrazeneca para fornecimento de mais vacinas

Segundo a decisão mais recente, a farmacêutica anglo-sueca deve entregar 15 milhões de doses até 26 de julho, outras 20 milhões até 23 de agosto e outras 15 milhões até 27 de setembro.
18 Junho 2021, 16h06

A AstraZeneca informou esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tinha perdido um processo legal contra a empresa farmacêutica relativamente ao fornecimento de vacinas contra a Covid-19, com um tribunal belga a rejeitar o pedido de Bruxelas para mais entregas no final de junho.

Em causa está o facto de a gigante farmacêutica anglo-sueca se ter comprometido em entregar 300 milhões de doses ao bloco de 27 nações até o final de junho. No entanto, problemas de produção levaram a empresa a rever a sua meta para 100 milhões de vacinas. Os cortes na oferta atrasaram a campanha de vacinação da UE no primeiro trimestre do ano, quando inicialmente a UE tinha apostado na AstraZeneca para entregar o maior volume de vacinas.

Apesar dos argumentos apontados pela UE o tribunal determinou que a AstraZeneca deve entregar 15 milhões de doses até 26 de julho, outras 20 milhões até 23 de agosto e outras 15 milhões até 27 de setembro, fazendo um total de 50 milhões de doses. Caso a empresa não cumpra os  prazos, enfrentará uma penalidade de 10 euros (11,8 dólares) por cada dose não entregue”, disse a Comissão.

Por sua vez, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, considerou que a “decisão confirma a posição da Comissão: a AstraZeneca não cumpriu os compromissos que assumiu no contrato”.

A farmacêutica anglo-sueca informou ainda que o tribunal “também reconheceu que as dificuldades sentidas pela AstraZeneca nesta situação sem precedentes tiveram um impacto substancial no atraso”. “A AstraZeneca agora espera uma colaboração renovada com a Comissão Europeia para ajudar a combater a pandemia na Europa”, completou a empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.