[weglot_switcher]

União Europeia pondera adiar Brexit até julho

“A primeira sessão do parlamento é em julho. Precisamos que de eurodeputados do Reino Unido caso o país ainda seja um Estado-membro”, justificou um diplomata ao “The Guardian”.
14 Janeiro 2019, 08h48

A União Europeia (UE) está disposta a adiar o Brexit, pelo menos, até ao próximo mês de julho, avança o jornal britânico “The Guardian”. A hipótese está a ser estudada depois de Bruxelas se aperceber de que a primeira-ministra Theresa May não está a reunir consensos em Londres.

“Se a primeira-ministra sobreviver e informar-nos de que precisa de mais tempo para que o acordo ganhe no parlamento, será oferecida uma prorrogação técnica até julho”, disse um porta-voz do bloco europeu à mesma publicação. “A primeira sessão do parlamento é em julho. Precisamos que de eurodeputados do Reino Unido caso o país ainda seja um Estado-membro. Mas as coisas não são preto e branco na UE”, completou um diplomata.

Segundo o correspondente do “The Guardian” em Bruxelas, a comunidade única acredita que o dia 29 de março é uma data improvável para a saída se concretizar. Assim, a governante, que enfrenta uma elevada oposição interna, teria mais tempo para rever o acordo. Prevê-se ainda que o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, convoque um a cimeira para oficializar o adiamento.

Amanhã o acordo para o divórcio entre o Reino Unido e a UE será votado na Câmara dos Comuns (a câmara baixa do parlamento britânico), após ter sido adiado no mês passado por Theresa May por causa do risco de ser rejeitado por uma margem significativa. Na quarta-feira, serão os eurodeputados a decidir qual o caminho a seguir depois desta votação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.