[weglot_switcher]

União Europeia reforça cooperação com a Ásia Central

A União quer aumentar o grau de interdependência com países que são cada vez mais importantes numa região potencialmente instável. A aproximação ao Afeganistão é um dos fins em vista.
18 Maio 2019, 21h02

A União Europeia reforçou a cooperação regional com cinco países da Ásia Central, Cazaquistão, República do Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Usbequistão, numa altura em que aquela região, periférica a uma das geografias mais sensíveis da atualidade, assume um novo posicionamento na relação de forças local.

“A Ásia Central sempre foi uma região fundamental, pela sua história, pela sua cultura e pelo papel que desempenha na ligação entre o Oriente e o Ocidente. A sua importância estratégica é mesmo cada vez maior nos dias de hoje, devido a uma dinâmica positiva, tanto a nível interno como a nível regional, e ao aumento dos desafios globais, que exigem uma parceria reforçada”, afirmou a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, a italiana Federica Mogherini, citada em comunicado oficial.

“A resiliência e a prosperidade serão os pilares da nossa cooperação com a Ásia Central e do nosso apoio aos processos de desenvolvimento sustentável e de reforma”, disse ainda. A Ásia Central beneficiou de um apoio de mais de mil milhões de euros no período de 2014-2020 em domínios como o Estado de direito, o ambiente, a água, o comércio e a gestão das fronteiras.

A parceria renovada pretende contribuir, segundo o comunicado, para o “reforço da capacidade dos Estados da Ásia Central para ultrapassarem os choques internos e externos e aumentando a sua capacidade de adesão às reformas”, e insistir “no apoio à modernização económica, à promoção de uma conectividade sustentável e ao investimento nos jovens”.

Para além do Acordo de Parceria e Cooperação Reforçado que assinou com o Cazaquistão, a União tenciona concluir a negociação de acordos semelhantes com o Usbequistão e a República do Quirguistão.

“Em conformidade com a sua Estratégia para Interligar a Europa e a Ásia, e utilizando os quadros de cooperação existentes, a UE estabelecerá, quando for caso disso, parcerias em matéria de conectividade sustentável com os países da Ásia Central, seguindo os princípios de mercado, garantindo a transparência e baseando-se nas normas internacionais. Os domínios de cooperação contemplados incluem os transportes, a energia e as ligações digitais, bem como os contactos interpessoais”, refere o comunicado.

Dado o interesse crucial do futuro do Afeganistão para os países da Ásia Central, “a União pretende também intensificar a cooperação com os parceiros da Ásia Central para promover a paz nesse país. A integração do Afeganistão nas reuniões pertinentes de diálogo entre a União e a Ásia Central e nos programas regionais, na medida do necessário, bem como o apoio a mais projetos de cooperação regional e trilateral com a participação do Afeganistão e dos parceiros da Ásia Central, continuarão por conseguinte a assumir um caráter prioritário”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.