[weglot_switcher]

União Europeia revê possível ligação entre vacina da Johnson & Johnson e coágulos

Apesar de surgir imediatamente a seguir ao anúncio de uma “possível ligação” entre a vacina da AstraZeneca e uma maior probabilidade da ocorrência de coágulos atípicos, a EMA esclarece que a revisão agora feita ao fármaco da Johnson & Johnson se prende com uma formalidade.
  • Pavlo Gonchar–SOPA Images/LightRocket/Getty Images
9 Abril 2021, 15h57

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) fez saber esta sexta-feira que está a rever uma possível ligação da vacina da Johnson & Johnson com a ocorrência de coágulos atípicos, tal como sucedeu com o fármaco da AstraZeneca. Ainda assim, e ao contrário do caso da farmacêutica anglo-sueca, este trata-se meramente de um procedimento formal.

A EMA reporta, ainda assim e de acordo com a Janssen, a unidade da Johnson & Johnson responsável pelo desenvolvimento desta vacina, quatro casos de coágulos raros em pessoas com uma baixa contagem de plaquetas, tendo um destes resultado em morte.

Adicionalmente, a vacina da AstraZeneca foi associada a cinco casos de síndrome de extravasamento capilar sistémico, uma condição rara na qual ocorrem derramamentos dos vasos mais pequenos para os músculos.

Contactadas pela Reuters, nenhuma das farmacêuticas quis comentar o caso.

Em Portugal, a vacina da AstraZeneca passou a ser recomendada apenas para pessoas com mais de 60 anos, anunciou esta quinta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS), juntamente com o Infarmed e a task-force do plano de vacinação contra a Covid-19. Estas entidades haviam convocado a conferência sinalizando já que abordaria a utilização do fármaco desenvolvido pela AstraZeneca, dadas as indicações europeias de que esta poderá causar coágulos atípicos.

“O plano de vacinação é ajustado para garantir que todas as pessoas serão vacinadas com a vacina que protege e é segura de acordo com os grupos prioritários definidos, minimizando eventuais riscos”, referiu Graça Freitas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.