[weglot_switcher]

Unión de Créditos Imobiliários vai gerar 100 milhões de euros em financiamento ecológico com BEI

Este acordo vai permitir à UCI gerar uma carteira de financiamento ecológico em Espanha e Portugal de, pelo menos, 100 milhões de euros.
29 Maio 2020, 14h41

O Banco Europeu de Investimento e a Unión de Créditos Inmobiliarios (UCI) vão financiar investimentos ecológicos na Península Ibérica, um acordo que vai permitir à última instituição gerar uma carteira de financiamento de, pelo menos, 100 milhões de euros.

“O Banco Europeu de Investimento e Unión de Créditos Inmobiliarios (UCI) preparam-se para financiar investimentos ecológicos na Península Ibérica, incluindo a reabilitação de edifícios existentes e a construção de novos imóveis de balanço energético quase nulo. Estes investimentos serão possíveis porque a UCI disponibilizará créditos à habitação e empréstimos pessoais para melhorar a eficiência energética dos edifícios”, indicaram, num comunicado conjunto, as duas instituições.

Este acordo vai permitir à UCI gerar uma carteira de financiamento ecológico em Espanha e Portugal de, pelo menos, 100 milhões de euros.

Por sua vez, o BEI vai participar “na tranche de prioridade superior de um título garantido por créditos hipotecários residenciais” com um montante total de quase 100 milhões de euros.

A carteira, originada pela UCI, contém empréstimos hipotecários portugueses.

“Esta operação irá revigorar as capacidades de financiamento da UCI para lançar e comercializar ativamente novas linhas de produto no domínio das energias renováveis”, lê-se no documento.

Com o apoio do BEI, a UCI vai financiar a construção de edifícios de balanço energético “quase nulo”, assim como a reabilitação energética de imóveis residenciais em Portugal e Espanha, destinados a clientes particulares e a associações de proprietários.

A instituição financeira prevê que sejam construídos novos edifícios com uma área aproximada de 25 mil metros quadrados (m2) e reabilitados imóveis com uma área total de 450 mil m2 em Portugal e Espanha.

“Mais de 3.000 pessoas beneficiarão destes investimentos, prevendo-se uma poupança energética total de 43,7 GWh [Gigawatt-hora] por ano, após a finalização do projeto. Além disso, estima-se que os subprojetos venham a criar 1.230 postos de trabalho durante o período de construção”, lê-se no comunicado.

“Apesar das circunstâncias difíceis que todos enfrentamos e dos nossos esforços estarem concentrados no combate à covid-19, não perderemos de vista o objetivo do BEI de apoiar a transição da Europa para uma economia e uma sociedade com baixas emissões de carbono”, notou citada no mesmo documento, a vice-presidente do BEI, Emma Navarro.

Já o diretor executivo da UCI sublinhou que esta colaboração vai permitir que a instituição continue “a promover a eficiência energética e casas mais sustentáveis em Portugal e Espanha”.

O BEI é uma instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia com capital detido pelos Estados-membros.

Por sua vez, a UCI é uma instituição financeira, presente em Espanha, Portugal, Grécia e Brasil, com mais de 600 funcionários e 350 mil clientes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.