[weglot_switcher]

Universidade da Madeira integra projeto para desenvolvimento de viseiras para o SESARAM

A Universidade da Madeira está envolvida também num projeto para a produção de zaragatoas. A instituição de ensino superior madeirense está ainda em condições, a partir da próxima semana, de produzir 50 litros por dia de desinfetante alcoólico.
9 Abril 2020, 09h45

A Universidade da Madeira (UMa) é uma das entidade que integra um projeto que visa desenvolver várias iniciativas de combate ao coronavírus covid-19, a que se juntam entidade regionais, públicas e privadas. Entre elas está a construção de viseiras para o Serviço Regional de Saúde (SESARAM) e a produção de zaragatoas.

A construção de viseira e a produção de zaragatoas envolve docente e investigadores da UMa, do M-ITI, ITI e ARDITI, sob a coordenação do SESARAM.

O Centro de Química da Madeira (CQM), entidade pertencente à UMa, produziu e entregou 10 litros de desinfetante alcoólico ao “CoFiq em Casa”, um projeto sem fins lucrativos, desenvolvido por jovens universitários, para ajudar a fazer face à situação atual de confinamento/distanciamento social, particularmente dos mais idosos. O CQM está preparado, para a partir da próxima semana, começar a produzir 50 litros por dia de desinfetante alcoólico.

A UMa está também envolvida no projeto Designing for Health, que tem como objectivo  o mapeamento de impressoras 3D para agilização de necessidades, a transferência de conhecimento e tecnologia no sistema de saúde, partilhando os modelos de design de zaragatoas, viseiras, etc., assim como a produção de material necessário para dar resposta adequada.

Neste projeto estão também envolvidos o o Instituto de Administração da Saúde da Madeira (Iasaúde), o Interactive Technologies Institute (ITI) / Laboratory of Robotics and Systems in Engineering and Science (LARSyS)/ Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação (ARDITI); Serviço de Saúde da RAM (SESARAM); WOW Systems; NUUMstudio; Start-Up Madeira e Publinsular.

Uma aplicação para facilitar a comunicação e monitorização de doentes pelas autoridades de saúde, o APPCovidMadeira é outro dos projecto onde está envolvida a instituição de ensino superior madeirense. Deste projecto fazem ainda parte o Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM; Serviço de Saúde da RAM; ITI/ LARSyS; ARDITI; Centre for the Interdisciplinary Study of Gerontology and Vulnerability, University of Geneva; Instituto Superior Técnico; Faculdade de Motricidade Humana e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Outro dos projectos da UMa é o OMICs4COVID: OMICs avenues to fight COVID-19, que explora a integração de dados urinários volatómicos, proteómicos e lipídicos de indivíduos infetados com coronavírus covid-19. O objectivo passa por desenvolver “uma estratégia rápida e sensível para identificar um painel de metabólitos endógenos com potencial para um diagnóstico precoce da COVID-19, mesmo em indivíduos assintomáticos” O projecto integra também o Centro de Química da Madeira e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Depois de, no início de março, ter disponibilizado ao IASAÚDE os seus recursos humanos e físicos para colaborar naquilo que entendessem necessário, o CQM está preparado para começar a produzir, a partir da próxima semana, em conjunto com o SESARAM, numa primeira fase, cerca de 50 litros/dia de desinfetante alcoólico.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/gastos-com-educacao/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”513″ slug=”gastos-com-educacao” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/gastos-com-educacao/thumbnail?version=1586104599214&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.