[weglot_switcher]

Universidade da Madeira quer aprofundar ligação com Açores

O reitor da Universidade da Madeira diz ainda que a ligação entre as universidades da Madeira e dos Açores tem também estado centrada “na luta conjunta” para a obtenção do reforço orçamental para compensar os sobrecustos decorrentes da situação insular e ultraperiférica.
  • Campus da Universidade da Madeira, Penteada, Funchal
5 Maio 2021, 07h45

O novo reitor da Universidade da Madeira (UMa), Sílvio Fernandes, quer aprofundar a ligação com os Açores. Atualmente a instituição de ensino superior madeirense possui uma colaboração com os Açores através do Centro de Estudos de Economia aplicada ao Atlântico.

“O Centro de Estudos de Economia aplicada do Atlântico (CEEAplA) foca-se na investigação no âmbito das áreas genéricas de economia e gestão, o que permite abranger uma multiplicidade de áreas, tais como economia do turismo e desenvolvimento turístico, economia do trabalho, história económica, economia do trabalho,  sector  público, gestão e finanças”, explica Sílvio Fernandes.

O reitor da UMa sublinha que um dos aspetos dos investigadores que estão associados ao CEEAplA é a “experiência na realização de estudos e prestações de serviço para as instituições públicas regionais, no âmbito da análise de temas de interesse regional. A experiência acumulada permite abarcar projetos e estudos numa diversidade de temas de interesse regional, de ambas as regiões, no âmbito da ultraperiferia, desenvolvimento turístico e sectores emergentes”.

Sílvio Fernandes sublinha ainda que a UMa mantém também uma ligação ao nível da oferta formativa, “através de parcerias internacionais, nos casos dos doutoramentos em Ilhas Atlânticas (com Canárias) e em Literaturas Insulares (com a Universidade da Córsega e o Instituto INALCO – Paris)”.

O reitor da UMa reforça que as reitorias da Universidade da Madeira e da Universidade dos Açores “têm promovido diversos encontros e realizado cimeiras para alargar e intensificar a colaboração interinstitucional, nomeadamente no que diz respeito ao reforço do desenvolvimento de programas conjuntos não só na área da formação, estendendo a oferta conjunta a mais doutoramentos e iniciando oferta equivalente ao nível de mestrados, mas também no campo da investigação científica, cuja colaboração já existente ao nível dos sucessivos programa MAC (Madeira, Açores, Canárias), continua a constituir uma vertente muito importante de incremento da relação existente”.

Sílvio Fernandes reforça que a ligação entre as universidades da Madeira e dos Açores tem também estado centrada “na luta conjunta” para a obtenção do reforço orçamental para compensar os sobrecustos decorrentes da situação insular e ultraperiférica.

Leia aqui a edição do Económico Madeira de 1 de abril.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.