Universidade de Aveiro retoma atividade esta segunda-feira através do ensino a distância

O reitor, Paulo Jorge Ferreira, reconheceu que este esforço, “requer um novo quadro regulamentar, apoio aos docentes, apoio aos estudantes e o empenho de todos”.

A Universidade de Aveiro (UA) retoma a atividade letiva de forma alargada através do ensino a distância, a partir desta segunda-feira, 23 de março.

A informação foi dada à comunidade pelo reitor Paulo Jorge Ferreira depois de ter reunido, por videoconferência, com o Conselho Pedagógico, dia 17 de março. “O objetivo agora é assegurar a continuidade das atividades letivas dos estudantes”, afirmou.

Na mensagem, o Reitor reconheceu que este esforço, “que muitos já iniciaram, requer um novo quadro regulamentar, apoio aos docentes, apoio aos estudantes e o empenho de todos”. Nesse sentido, e para além das alterações regulamentares e de calendário escolar, entre outras medidas, foi criado um grupo multidisciplinar para “providenciar todas as condições para que a comunidade de docentes e estudantes se adapte à nova realidade de ensino e aprendizagem”.

A UA usou expertise no uso da tecnologia Campus by Fundação Altice para disponibilizar a todos os docentes do ensino superior português um espaço de partilha de recursos, estratégias e ferramentas de comunicação para a educação à distância. Aí podem colocar dúvidas e encontrar soluções.

Tal como os outros estabelecimentos de ensino superior, a Universidade de Aveiro suspendeu as aulas presenciais devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Um “grande desafio” que, mas palavras de Paulo Jorge Ferreira, “encerra também uma oportunidade”. “A experiência que agora acumularmos poderá vir a ser usada de forma a enriquecer o processo de ensino e aprendizagem na Universidade de Aveiro, no futuro”, salienta.

Recomendadas

Covid-19: Universidades e politécnicos asseguram testes por todo o país

As universidades e politécnicos estão a assegurar a realização de testes à covid-19 por todo o país em lares de idosos e à comunidade em geral, num movimento considerado esta quarta-feira pelo Governo “inédito a nível nacional”.

Alunos de Finanças do ISEG entre os melhores da Europa

A equipa do Quelhas alcançou o Top 4 do CFA Challenge, concurso mundial para estudantes de finanças. A prova foi disputada por videoconferência devido ao Covid-19.

De viseiras 3D a ventilador simples. Politécnico de Leiria responde com inovação à Covid-19

Em parceria com a empresa Luz Costa & Rodrigues, o Politécnico está a desenvolver um projeto inovador de produção industrial de viseiras por injeção.
Comentários