[weglot_switcher]

Universidade de Coimbra classificada como a instituição mais sustentável de Portugal

A Universidade destacou-se ainda por ser a terceira melhor instituição no mundo a querer alcançar o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que ambiciona a erradicação da fome, tendo-se evidenciado ainda no cumprimento do nono objetivo fixando em 13º lugar e no terceiro objetivo classificando na 44ª posição mundial.
  • Edifício da Universidade de Coimbra
21 Abril 2021, 14h12

A Universidade de Coimbra foi classificada como a melhor instituição sustentável em Portugal, obedecendo ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Em termos mundiais, e segundo o ranking “The Times Higher Education Impact 2021”, a instituição de ensino ocupa o 21º lugar a nível mundial.

A instituição de ensino destacou-se com um total de 92,7 pontos em 100, colocando Portugal no mapa da sustentabilidade. A Universidade destacou-se ainda por ser a terceira melhor instituição no mundo a querer alcançar o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que ambiciona a erradicação da fome, tendo-se evidenciado ainda no cumprimento do nono objetivo fixando em 13º lugar e no terceiro objetivo classificando na 44ª posição mundial.

“A estratégia de combate ao desperdício alimentar da Universidade de Coimbra, a existência da refeição social (que representou 74% das refeições vendidas em 2019), a disponibilização de cabazes alimentares pelos Serviços da Ação Social da universidade às repúblicas universitárias a preços acessíveis (mais de 31 toneladas e de 7,5 mil litros de bens alimentares) ou as iniciativas junto de produtores locais para a escoação de produtos são alguns dos motivos que justificam esta classificação a nível mundial”, indica a instituição, em comunicado.

A instituição de ensina destaca ainda os projetos de investigação e a participação em consórcios que trabalham na pesquisa de soluções para o sector agroalimentar, como é o exemplo da Mobfood, um projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico que agrega vários agentes do sector agroalimentar com vista à promoção de uma indústria alimentar nacional mais competitiva, ou o Ressed, que estuda o impacto socioeconómico e ecológico da disseminação na Europa de produtos alimentares vindos de outros continentes.

No âmbito do nono objetivo, a Universidade de Coimbra destaca como “fundamental o número de spin-offs criadas (121), o número de patentes ativas (304) e o trabalho desenvolvido pelo Instituto Pedro Nunes, instituição privada sem fins lucrativos, cuja incubadora apoiou 330 empresas, criou 2.600 postos de trabalho altamente qualificados e gerou uma média anual de 190 milhões de euros de volume de negócios”.

“Nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável onde a Universidade de Coimbra obteve um melhor desempenho temos ainda o ODS 3- Saúde de Qualidade, onde a instituição ocupa o 44º lugar a nível mundial. Para o alcance deste objetivo destacam-se projetos como o UC+Ativa em casa, que consiste na disponibilização de programas de atividade física em níveis distintos; o UC Transforma, uma plataforma de voluntariado da Universidade de Coimbra para todos, que pretende juntar Projetos e Ações de Voluntariado, onde se contabilizam já, desde o seu recente lançamento, 467 horas de voluntariado realizadas, 16 organizações registadas e 19 iniciativas realizadas; a disponibilização de alguns serviços de saúde de forma gratuita, como o apoio psicológico e psiquiátrico para os profissionais de saúde da linha da frente; e a colaboração com as entidades de saúde locais, nacionais e internacionais”, aponta a instituição.

Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, refere que os resultados “são um motivo de orgulho e de incentivo mas são tão encorajadores quanto desafiantes porque há muito mais caminho por percorrer do que aquele que já foi trilhado”. “Criar consciência social, dar o exemplo e congregar esforços são fundamentais para que os objetivos coletivos sejam atingidos, envolvendo os nossos estudantes para quem o amanhã irá ser o mundo em que terão de viver”, acrescenta o reitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.