Universidade de Coimbra e Santander lançam Explorer Space

O programa, que tem como objetivo "potenciar o talento jovem", é apresentado esta quarta-feira, 17 de janeiro, na sala do Senado da mais antiga universidade do país.

A Universidade de Coimbra é a primeira universidade portuguesa a implementar o programa Explorer.

Apoiado pelo Banco Santander e coordenado pelo Centro Internacional Santander Emprendimiento (CISE), Explorer tem como objetivo “potenciar o talento jovem, o espírito empreendedor e o desenvolvimento de projetos inovadores num ambiente digital, aberto e colaborativo”.

Os 22 participantes selecionados, representando 16 projetos inovadores, beneficiarão de formação gratuita durante cinco meses e acesso ao Explorer Space da Universidade de Coimbra – centro de ideation de alto rendimento, onde desenvolverão as suas ideias de forma colaborativa, com outros empreendedores.

Receberão igualmente apoio personalizado de uma rede de mais de 200 especialistas em inovação e modelos de negócios, podendo ter ainda acesso a 80 mil euros em prémios para acelerarem o desenvolvimento dos seus projetos.

Após o período de formação e mentoria, o representante do melhor projeto do Explorer Space da Universidade de Coimbra viajará para Silicon Valley, juntamente os outros 53 empreendedores provenientes de todos os Explorer Spaces da rede, onde visitarão empresas tecnológicas e contactarão com investidores.

O Explorer é uma iniciativa integrada na rede Santander X, conta com a colaboração de mais de 150 instituições públicas e privadas como a Fundação EY, Indra, Secot e Netberry.