[weglot_switcher]

Universidade de Oxford vai testar eficácia da vacina da AstraZeneca em crianças e jovens com menos de 18 anos

Esta será o primeiro teste clínico realizado em crianças, uma vez que os primeiros testes eram demasiado vagos para retirar conclusões.
  • Reuters/DADO RUVIC
13 Fevereiro 2021, 15h19

A Universidade de Oxford vai analisar a eficácia da vacina da AstraZeneca em crianças, desenvolvida em conjunto pelas duas entidades, revela a “Reuters”. Os ensaios clínicos vão avançar com 300 voluntários com idades compreendidas entre os seis e os 17 anos.

Esta será o primeiro teste clínico realizado em crianças, uma vez que os primeiros testes eram demasiado vagos para retirar conclusões e a vacina só foi aprovada para pessoas entre os 18 e os 65 anos.

De relembrar que à semelhança de outros países europeus, Portugal não está a administrar a vacina desta farmacêutica em pessoas acima dos 65 anos, uma vez que existem poucos dados disponível para esta faixa etária. Esta semana, em conferência de imprensa, Válter Fonseca da Direção-Geral da Saúde admitiu que a vacina “é segura, é de qualidade e mostrou que quando as pessoas são vacinadas há anticorpos que podem proteger contra a Covid-19”, sendo que o único senão é a escassez de dados.

“Apesar da maioria das crianças não ser afetada pelo coronavírus e de ser improvável que fiquem gravemente doentes, é importante estabelecer uma segurança e a eficácia da vacina nos jovens, até porque algumas crianças podem beneficiar com a vacinação”, disse Andrew Pollard, responsável por este ensaio clínico à “Sky News”.

A Universidade de Oxford deverá começar a inocular os jovens ainda este mês. A AstraZeneca tem como objetivo produzir três mil milhões de doses de vacinas este ano, com uma produção acima dos 200 milhões de doses por mês.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.