Universidade disponibiliza manual gratuito sobre cultura do castanheiro da Madeira

O livro junta depoimentos sobre saberes seculares, produção e comercialização da castanha, e os avanços científicos na área.

A Universidade da Madeira (UMa) está a disponibilizar, de forma gratuita, um manual sobre a cultura do castanheiro da Madeira.

O livro é editado por Dora Aguin Pombo, da Universidade da Madeira, e por António Miguel Franquinho Aguiar, da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, e contém depoimentos de 22 autores sobre áreas como os saberes seculares, a produção e comercialização da castanha, e os avanços científicos.

A análise da superfície ocupada, a caracterização das cultivares e as práticas culturais, o controlo das pragas e das doenças principais, assim como a produção, a comercialização e a valorização dos frutos e dos soutos, são também outros assuntos tratados no livro.

Este trabalho resulta ainda de projectos de investigação que foram desenvolvidas na Madeira e nos Açores.

O manual pode ser consultado em http://www3.uma.pt/bichado.da.castanha/docs/livro_castanheiro.pdf.

Recomendadas

Porto Santo recebe testes para instalação de contadores inteligentes

Os testes vão decorrer até ao final da semana, havendo a expetativas destes contadores serem instalados no início de 2019.

Verbas para promoção da Madeira chegam aos 7,2 milhões de euros

Na sessão plenária de abertura da discussão do Orçamento Regional, Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional, afirmou o turismo como sendo uma das áreas estratégicas para o executivo madeirense.

Oposição pede mais medidas de apoio ao combate à pobreza na Madeira

A oposição pediu que o executivo madeirense devolve-se à população aquilo que pagam a mais, em termos de impostos, tendo em conta o crescimento económico, e que ainda contemplasse um complemento social para os idosos. Em resposta Pedro Calado salientou que no Plano de investimento e Despesas (PIDDAR) estão contemplados mais 104 milhões para investimento global e muito dele na área social.
Comentários