Universidade disponibiliza manual gratuito sobre cultura do castanheiro da Madeira

O livro junta depoimentos sobre saberes seculares, produção e comercialização da castanha, e os avanços científicos na área.

A Universidade da Madeira (UMa) está a disponibilizar, de forma gratuita, um manual sobre a cultura do castanheiro da Madeira.

O livro é editado por Dora Aguin Pombo, da Universidade da Madeira, e por António Miguel Franquinho Aguiar, da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, e contém depoimentos de 22 autores sobre áreas como os saberes seculares, a produção e comercialização da castanha, e os avanços científicos.

A análise da superfície ocupada, a caracterização das cultivares e as práticas culturais, o controlo das pragas e das doenças principais, assim como a produção, a comercialização e a valorização dos frutos e dos soutos, são também outros assuntos tratados no livro.

Este trabalho resulta ainda de projectos de investigação que foram desenvolvidas na Madeira e nos Açores.

O manual pode ser consultado em http://www3.uma.pt/bichado.da.castanha/docs/livro_castanheiro.pdf.

Recomendadas

Tertúlia dedicada às “40 Figuras Empreendedoras da Cultura Madeirense”

De Alberto João Jardim a Cristiano Ronaldo, passandopor Nini Andrade, João carlos Abreu, William Hinton ou Mary Jane Wilson, a tertúlia é inspirada no livro da historiadora Cristina Trindade.

Madeira SAD perde final europeia da Taça Challenge

O Madeira SAD foi derrotado no jogo da segunda mão por 26-20, depois de ter empatado no primeiro jogo 22-22.

Governo Regional entrega até 91,2 mil euros a Casas do Povo

Foram realizados dois contratos-programa com a Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (ADRAMA) e com a Associação de Casas do Povo da RAM (ACAPORAM) que pode chegar até aos 50 mil euros.
Comentários