[weglot_switcher]

Universidades de Aveiro e Minho apostam na formação e capacitação de docentes

Docência+ é uma iniciativa conjunta das duas universidades, destinada a docentes e investigadores com atividade no ano letivo 2020/2021.
3 Julho 2020, 14h26

A Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro reforçam a colaboração, organizando pelo segundo ano a iniciativa de formação Docência+. A formação para docentes, visando a sua capacitação, propõe a exploração de novas abordagens no contexto ensino-aprendizagem.

O programa decorre de 6 a 17 de julho e compreende, no dia, 8, um webinar aberto ao público em geral com o especialista inglês em educação no ensino superior, Roni Roberts. Devido à pandemia da Covid-19, as atividades realizar-se-ão exclusivamente em formato online. Desta forma, explicam as instituições em comunicado conjunto, será possível, envolver um número superior de inscritos, permitir flexibilidade nos trabalhos e aumentar as possibilidades de personalização do percurso de cada um dos participantes.

O programa combinará momentos de trabalho síncrono e assíncrono, num total de cerca de 20 horas. As atividades síncronas decorrerão às 2.ª, 4.ª e 6.ª feiras, a partir de meio da tarde.

O Docência+ proporá aos participantes, que desenvolvam um plano inovador para uma unidade curricular em que estejam envolvidos. Realizar-se-ão sessões formativas gerais e trabalho personalizado acompanhado por uma dupla de mentores da UA e da UMinho. Esta atividade é particularmente relevante no contexto da preparação do 1.º semestre do próximo ano letivo, em que muitas unidades curriculares funcionarão em regime de b-learning, conjugando sessões presenciais e a distância.

A inscrição para esta iniciativa conjunta da UA, através do Núcleo de Ensino e Aprendizagem do Gabinete do Reitor e da UMinho, através do Centro IDEA-UMinho, está reservada a docentes e investigadores que vão ter atividade letiva no ano 2020/2021.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.