[weglot_switcher]

Utilizadores portugueses do Tik Tok passam em média cinco horas por dia na aplicação

De acordo com o estudo, a pandemia teve um papel preponderante na procura por novas ferramentas de comunicação e interação digital, potenciando o aumento da utilização do Tik Tok, com 86,5% dos inquiridos a afirmar uma utilização mais recorrente da plataforma desde o início da quarentena.
  • tik tok
15 Junho 2021, 17h40

Os utilizadores portugueses da rede social Tik Tok passam, em média, cinco horas por dia na aplicação. Esta é apenas uma das revelações do estudo levado a cabo pela agência de marketing SocialPubli durante o mês de março, a um universo de 1.800 utilizadores da plataforma. O público feminino corresponde a 66,2% dos utilizadores da plataforma, com 54,8% destes a representaram e chamada ‘Geração Z’ (pessoas nascidas entre 1997 e 2015).

“Cinco horas por dia ligado ao Tik Tok” é o que admite cerca de 20% dos inquiridos do estudo, com 73% dos inquiridos admitir passar entre uma a cinco horas por dia na aplicação. No que diz respeito ao tipo de utilização que fazem da plataforma, 34,9% admite publicar conteúdo uma vez por semana. No que respeita aos temas preferidos, ‘comédia’ e ‘vídeos de dança’ lideram o pódio, seguidos de ‘tutoriais’ e ‘desafios’. Por outro lado, a ‘moda e beleza’ surgem como os temas promissores a curto prazo, com mais de 80% dos inquiridos a confirmá-lo.

De acordo com o estudo, a pandemia teve um papel preponderante na procura por novas ferramentas de comunicação e interação digital, potenciando o aumento da utilização do Tik Tok, com 86,5% dos inquiridos a afirmar uma utilização mais recorrente da plataforma desde o início da quarentena.

Apesar de ser uma plataforma que regista um crescente aumento de utilizadores e novos formatos de conteúdo, a rede social ainda é um terreno por explorar no que respeita às marcas. Reflexo disso são os 38,5% de influenciadores que admite nunca ter recomendado marcas, produtos e serviços à sua respetiva comunidade e apenas 6% confirma já ter criado conteúdo patrocinado.

Contrastando essa realidade, estão 67,9% dos utilizadores que afirmam já ter adquirido algum produto após verem uma publicação onde o mesmo aparece, ainda que a presença de perfis de marcas seja escassa, refletindo nos 50,7% de utilizadores que confirma seguir menos de cinco marcas no Tik Tok.

Apesar de 81,1% dos anunciantes não ter realizado uma única campanha na plataforma, admitem acreditar na eficácia nas campanhas de marketing de influência no Tik Tok com cerca de 53% dos anunciantes a planear aumentar o orçamento publicitário dirigido à rede social.

“Os tiktokers são a nova geração de influencers que nasceram fruto desta rede social e para nós, enquanto agência de marketing de influência, era muito importante conhecer os seus comportamentos, já que vão marcar as tendências de consumo nos próximos anos”, afirma Bruno Salomão, country manager na SocialPubli.

No que respeita aos anunciantes, o responsável sublinha que o estudo “revela-nos que o Tik Tok é uma grande oportunidade para as marcas que querem começar a comunicar produtos ou serviços. Aliás, mais de metade das pessoas admite comprar um produto após vê-lo na plataforma e isto confirma a eficácia do marketing de influência”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.