A vacina produzida pela farmacêutica Jassen, empresa da Johnson & Johnson, neutraliza a variante delta, assumiu a empresa em comunicado, adiantando que a vacina única também providencia uma proteção contra variadas infeções.
No mesmo comunicado, a empresa assumiu que alguns recetores da sua vacina produzem fortes anticorpos que neutralizam todas as variantes que vão surgindo no mundo ao longo de oito meses.
Os estudos da Janssen demonstraram que a vacina neutraliza a variante delta em 29 dias, com a proteção a melhorar com o passar dos dias.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a variante delta se torne dominante em todo o mundo dentro das próximas semanas devido à rapidez de propagação.
“Estamos extremamente felizes e confiantes de que não há necessidade para reforços neste momento, e estamos protegidos contra diferentes variantes”, apontou Johan Van Hood, responsável global de doenças infecciosas e vacinas da J&J em entrevista, citado pela “Bloomberg”.
O reforço abordado pelo responsável explica-se porque a vacina da Janssen oferece menos proteção inicial do que as vacinas RNA produzidas pela Pfizer e Moderna. No âmbito deste tema, os especialistas têm discutido se algumas pessoas vão necessitar de vacinas de reforço para afastar o vírus e as suas mutações durante longos períodos de tempo.
De relembrar que a vacina desenvolvida pela Janssen é a única permitida atualmente pelas autoridades de saúde que apenas necessita de uma dose, enquanto as restantes vacinas são administradas em duas doses com até 12 semanas de diferença.
Questionado mais especificamente sobre a possibilidade de um reforço, Johan Van Hoof mostrou não acreditar nessa necessidade ao fim de um ano. “Se um reforço for preciso, não acreditamos que alteremos a fórmula”, adiantou o responsável.
“Os estudos divulgados reforçam a capacidade da vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19 para ajudar a proteger a saúde das pessoas globalmente”, disse Paul Stoffels, médico e vice chairman do Comité Executivo e diretor científico da Johnson & Johnson, em comunicado.
“Acreditamos que a nossa vacina oferece proteção duradoura contra a Covid-19 e proporciona atividade neutralizante contra a variante delta. Isto somado à informação clínica robusta que já suporta que a nossa vacina de dose única é capaz de oferecer proteção contra várias variantes”, acrescenta.
Mathai Mammen, médico e Global Head da Janssen Research & Development apontou que os estudos “demonstram que a vacina de dose única da J&J estima uma robusta ação neutralizante de anticorpos que não diminui, pelo contrário, observou-se um aumento ao longo do tempo”, adiantando que também se verificou uma “resposta celular imunitária e duradoura particularmente robusta e persistente”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com