[weglot_switcher]

Vacina da Moderna vai ser revista para possível uso de emergência pela OMS

Até ao momento a OMS aprovou as vacinas contra a covid-19 desenvolvidas pela Pfizer, AstraZeneca e Johnson & Johnson.
  • Organização Mundial de Saúde
26 Abril 2021, 17h25

A vacina contra a covid-19 da Moderna vai ser avaliada, esta sexta-feira, por um comité de peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a “Reuters”.

O objetivo da avaliação é determinar se a vacina da Moderna poderá integrar a lista de uso de emergência da OMS. “Vamos discutir a vacina da Moderna na sexta-feira [dia 30 de abril]”, referiu o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier.

Até ao momento a OMS aprovou as vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pela Pfizer, AstraZeneca e Johnson & Johnson. Esta segunda, o comité de especialistas técnicos da OMS reviu a vacina da farmacêutica chinesa Sinopharm e deve fazer o mesmo com a vacina Sinovac durante a próxima reunião em 3 de maio.

A avaliação da utilização da vacina da Moderna surge numa altura em que a esperança de que 70% da população adulta da União Europeia esteja vacinada em julho é grande.

A 20 de abril, o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton admitiu estar “confiante de que seremos capazes de administrar doses suficientes” e acrescentou que atualmente existem “pelo menos 12 Estados membros dizem estar totalmente confortáveis ​​com esse valor”.

Dias depois de revelado o entusiasmo de Thierry Breton, o diretor-executivo da Moderna, Stephane Bancel, garantiu existirem condições para produzir até mil milhões de doses da vacina este ano e 1,4 mil milhões no próximo ano.

O que contribuiu igualmente para o entusiasmo de que se atinja a meta da UE relativamente à vacinação de 70% da população até ao verão foi a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos, na semana passada, do aumento da capacidade de produção de vacinas da Moderna e da Pfizer/ BioNTech na União Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.