[weglot_switcher]

Vacina russa contra a Covid-19: presidente das Filipinas tem “grande confiança” e disponibiliza-se para ser cobaia

Rodrigo Duterte assegurou que pode “ser o primeiro [participante] onde podem ser efetuadas experiências”. O governante assegura ainda que está pronto para trabalhar com Moscovo em testes, fornecimento e produção da vacina contra a Covid-19.
  • Ezra Acayan/REUTERS
11 Agosto 2020, 19h44

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, elogiou os esforços da Rússia para desenvolver uma vacina contra o coronavírus, avançou a Reuters esta terça-feira, dia 11 de agosto.

“Direi ao presidente (Vladimir) Putin que tenho grande confiança nos estudos de combate à Covid e acredito que a vacina que [a Rússia ]produziu é realmente boa para a humanidade”, apontou Rodrigo Duterte que garantiu ainda que pode “ser o primeiro [participante] onde podem fazer experiências”.

Esta terça-feira, 11 de agosto, a Rússia tornou-se o primeiro país do mundo a registar uma vacina COVID-19, abrindo caminho para a inoculação doméstica em massa, embora a fase final dos testes clínicos ainda esteja a decorrer.

Com a aprovação da vacina, a Rússia ofereceu-se para fornecer a vacina nas Filipinas, que assegura estar pronta para trabalhar com Moscovo em testes, fornecimento e produção. Contudo, antes da Rússia, em julho, Rodrigo Duterte tinha apelado ao seu homólogo chinês para que tornasse as Filipinas uma prioridade caso desenvolvesse uma vacina.

As Filipinas está entre os países com maior números de casos da Ásia, que aumentaram de 2.987 para 139.538 esta terça-feira. Ao comentar o número de infetados, Rodrigo Duterte prometeu enviar soldados para reforçar as normas de segurança caso a situação fique “descontrolada”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.