[weglot_switcher]

Vacinas da Johnson & Johnson já estão em Portugal

No total, são 31.200 doses que já se encontram em território nacional. Até ao final de 2021, Portugal deverá receber cerca de 4,5 milhões de doses desta vacina.
  • Pavlo Gonchar–SOPA Images/LightRocket/Getty Images
14 Abril 2021, 18h40

Já estão em Portugal as 31.200 doses da vacina da subsidiária farmacêutica Janssen da Johnson & Johnson. No entanto, as autoridades de saúde portuguesas aguardam por um parecer da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para começar o processo de vacinação depois desta vacina ter sido suspendida nos Estados Unidos.

Até ao final de 2021, Portugal deverá receber cerca de 4,5 milhões de doses desta vacina. Esta é a quarta vacina aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, e também a quarta a chegar a Portugal, depois dos contratos realizados com a Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca/Oxford.

A vacina desenvolvida pela Johnson & Johnson distingue-se das restantes por ser de uma única dose, podendo ainda ser armazenada por um período de três meses num frigorífico regular, facilitando o transporte e distribuição.

Quase sete milhões de doses da Johnson & Johnson já foram administradas nos Estados Unidos, mas houve seis casos em que foram desenvolvidos raros coágulos sanguíneos nos indivíduos após receberem a vacina. “Neste momento, os eventos adversos parecem ser extremamente raros”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.