[weglot_switcher]

Vai um café por drone? Depois da Islândia, entregas chegam à Suíça

Foi testada esta quarta-feira a primeira entrega de café com um drone autónomo na cidade suíça de Zurique.
29 Setembro 2017, 20h02

A primeira entrega de café por um drone autónomo em Zurique, na Suíça, foi realizada com sucesso esta quarta-feira, segundo relata o site especializado TechCrunch. Apesar de a intervenção humana continuar a ser necessária no processo, é mais um avanço no setor tecnológico.

O projeto foi desenvolvido pela empresa tecnológica Matternet, em parceria com a startup de comercialização de café Siroop e a Daimler. Para saber onde ir, o drone, que tem capacidade para transportar dois quilos, lê um código QR com o destino da entrega. A empresa-mãe da Mercedes-Benz forneceu carrinhas que emitem um sinal de GPS e servem como ponto de aterragem.

A entrega de cafés da Siroop com drones da Matternet e em carrinhas Daimler aconteceu ao longo de três semanas. O drones conseguem voar a uma altitude de 20 quilómetros e a uma velocidade máxima de 70 quilómetros por hora e as três empresas esperam continuar a desenvolver o projeto, que poderá tornar-se global.

Em agosto, uma empresa israelita de entrega de drones iniciou operações em Reykjavik, na Islândia. Yariv Bash, CEO da Flytrex, sediada em Tel Aviv, revelou que a empresa vai fazer as entregas da Aha, um mercado online, com drones que voarão mais de dois quilómetros através da baía que separa a cidade.

Os drones deixarão as mercadorias num campo designado, para depois serem transportadas para o destino final a pé, de carro ou mota. As empresas esperam conseguir, até ao final do ano, obter aprovação para transportar diretamente para as casas dos clientes.

A utilização dos drones fará com que a Aha reduza em 60% os custos de entregas para a área de Reykjavik, onde tem um mercado de cerca de oito mil clientes, adiantou o CEO da Flytrex à Bloomberg.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.