[weglot_switcher]

Vai usar cartão de crédito nestas férias? Mais de metade dos portugueses dispensa

No total, são 55% dos cidadãos que optam por não usar este método de pagamento, mais 13% do que no último ano. Contudo, um cada quatro assume que vai usar este cartão nas férias grandes.
13 Agosto 2018, 14h35

A maioria dos cidadãos portugueses (55%) não vai recorrer ao pagamento com cartão de crédito durante as férias de verão. O estudo do Observador Cetelem revela que este número corresponde a mais 13 pontos percentuais, do que os registados em 2017.

Ainda assim, 25% dos portugueses dizem usar este cartão para serviços de pagamento no período das férias grandes, com as estadias em hotel (incluindo refeições) a serem a opção mais usada (47%). No segundo posto surgem as despesas com as viagens e deslocações, seja em combustível, ou em bilhetes com transportes (27%).

As atividades de lazer como a entrada em parques temáticas correspondem a 14%, dos serviços pagos com cartão de crédito e apenas 5% dos portugueses diz utilizar este cartão na compra de presentes.

Este estudo do Observador Cetelem mostra ainda também que o número de cidadãos portugueses que possuem cartão de crédito tem vindo a aumentar. No último ano, 31% dos portugueses assumiu não ter este tipo de cartão, sendo que em 2018 esse valor baixou para os 23%.

Portugueses continuam a viajar para fora… cá dentro

No que diz respeito à escolha do destino para as férias 81% dos portugueses prefere ir para fora de casa, embora a grande maioria 72%, continue a fazê-lo em Portugal, face aos apenas 13%, que optam pelo estrangeiro. Contudo, este estudo mostra uma subida de 12 pontos percentuais, (2017 eram 15%), para os 27% de 2018, no que diz respeito aos portugueses que escolheram passar as suas férias em casa.

Esta escolha deve-se principalmente ao aumento do período de férias para as três semanas (23%). O sul de Portugal continua a ser o destino de eleição dos portugueses (59%), face aos 25% e 22% das regiões norte e centro, respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.