As vendas de vinho Madeira e o respetivo valor apresentaram um crescimento de 2% e de 11,1%, para os 1,2 milhões de litros e 7,4 milhões de euros, no primeiro semestre, indicam os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).
O mercado extracomunitário teve uma subida de 14,2% e de 19% nas quantidades e no valor, para os 427 mil litros e e 3,3 milhões de euros, enquanto que o mercado comunitário sofreu uma quebra de 0,8% nas quantidades mas subiu 10% no valor das vendas, para os 738 mil litros e três milhões de euros.
Já o mercado nacional apresentou uma quebra de 15,6% e de 7,2% nas quantidades e no valor, para os 121 mil litros e 996 mil euros.
O mercado continental cresceu 74% e 170,8%, em quantidade e valor, para os 46 mil litros e 459 mil euros.
O mercado regional teve uma quebra de 36,1% e 40,6%, para 74 mil litros e 536 mil euros.
Para os Açores não foram registadas vendas.
No mercado comunitário, França foi para onde se vendeu a maior quantidade de vinho Madeira (398 mil euros) gerando um valor de 1,3 milhões de euros, o que representa uma quebra de 11,2% e 5,9%. Para a Alemanha foram enviados 150 mil litros que corresponderam a um valor de 660 mil euros, uma subida de 2,9% e 16,6%.
A DREM salienta que, no mercado comunitário, a Holanda cresceu 276,8% e 172,1%, em quantidade e valor, para os 19 mil litros e 109 mil euros. A Bélgica teve uma crescimento de 17,1% e de 20,9%, para os 96 mil litros e 453 mil euros.
No mercado extracomunitário, o país para onde se exportou mais vinho Madeira foi os Estados Unidos, com 105 mil litros e 1,2 milhões de euros, crescimentos de 58,4% e de 44,1%. Seguiu-se o Reino Unido, que apresentou uma subida de 32,6% e de 70,3%, em quantidade e valor, para os 102 mil litros e 639 mil euros.
A destacar também o Canadá que apresentou crescimento de 185,7% e de 123,7% nas quantidades e valor, para os 15 mil litros e 123 mil euros, enquanto que o mercado continental teve uma subida de 74% e de 170,8% na quantidade e no valor.
Já a Suíça teve uma quebra de 27,6% e de 20,7% nas quantidades e valor, para os 32 mil litros e 127 mil euros, o Japão caiu 20,4% nas quantidades e 25,5% em valor, para os 93 mil litros e 552 mil euros, e a China quebrou 14,3% e 43,7% em quantidades e valor, para os 23 mil litros e 214 mil euros.
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